segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Avançados) - Éder Luis, reforço do SLB?


Éder Luis (Atlético Mineiro)
Idade: 24 anos
Peso: 68kg
Altura: 170cm
Nacionalidade: Brasileiro

O jornal "O Jogo" faz esta madrugada capa sobre o fecho de negociações entre o Benfica e o Atlético de Mineiro para a compra de Éder Luis. Não querendo descredibilizar a notícia em si e o seu autor - colocando em causa a veracidade da mesma - a verdade é que me parece que o Éder Luis fará parte, em breve, de um plantel europeu, quem sabe português. Isto por todas as razões e mais algumas que se podem levantar sobre as capas "bombásticas" - como é esta - do jornal O Jogo.

Éder Luis fez formação no Atlético Mineiro, tendo tido uma curta passagem pelo São Paulo em 2008. Não é um avançado de área, muito menos jogador de último toque. Gosta de jogar solto na frente de ataque, procurando espaços exteriores, em transições rápidas ou contra-ataques. É um jogador muito veloz, aguerrido, bom tecnicamente, que sabe aparecer bem em zonas de finalização.

Juntamente com o Tardelli vi-o fazer excelentes jogos e ser um dos principais contributos para a boa época do clube Mineiro que acabou na sétima posição do Brasileirão mas andou pela frente muito tempo. Tardelli, companheiro de ataque de Éder, foi o melhor marcador com 19 golos, e para isso muito contribuiu as rotações elevadas de jogo de Éder, que abre muitos espaços e desposiciona as defesas contrárias com facilidade. Precisa claramente de saber gerir melhor o esforço, costuma sair regularmente (todos os jogos que vi dele foi substituído) mas é sem dúvida um jogador com qualidade, um pouco ao estilo do que era Derlei nos primeiros tempos em Portugal.

Se é boa opção ou não para o Benfica (abordando mercados de opção, valorização futura, valor da transferência, concorrência no plantel, oportunismo do negócio, potencial, etc, etc, etc) poderei dizê-lo na caixa de comentários ou mais tarde (num texto de opinião que irei fazer sobre este mercado no nosso país e no global). Apresentando o jogador de forma imparcial, tem qualidade, interessante para o futebol europeu (pela dinâmica e intensidade) e que pode fazer coisas boas, bem adaptado.

Números:

2007- Atlético Mineiro, 34 jogos 10 golos
2008- São Paulo, 27 jogos 5 golos
2009- Atlético Mineiro, 35 jogos 12 golos


1 comentário:

  1. Do que vi dele gostei. É um avançado que vi jogar no São Paulo e no Atlético MG, é bom com a bola no pé vindo de trás, tem boa técnica espero que tenha sucesso no Benfica.

    ResponderEliminar