quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Prémios: Os melhores do ano

O nosso campeonato parece evoluir de ano para ano. Infelizmente nem sempre foi um percurso exacto ascendente, mas nos últimos anos, graças também à economia de mercado que parece desenvolver-se a bom porto para os "poderosos" nacionais - contra todas as expectativas - temos tido a oportunidade de ver evoluir no nosso campeonato alguns dos grandes jogadores mundiais, ou que pelo menos aspiram a sê-lo.

Esta é uma escolha muito difícil mas que me proponho a realizar consoante algumas categorias. A única condição é serem personalidades que em 2009 estiveram ligadas ao nosso campeonato e por lá brilharam. Em breve, irei abordar outro tema, das minhas escolhas para o próximo e próximos anos estarem a brilhar neste campeonato.

Digam também de vossa justiça.

Melhor Jogador do Ano


Tive algumas dúvidas neste item. Por um lado, pensei em escolher alguém que pelo seu virtuosismo e qualidade resolvesse encontros e chamasse adeptos para o futebol. Por outro, acho justo dar esta nomeação a alguém que pela sua entrega, espírito e qualidade - mesmo que desagrade aos rivais - marcou um ano, também pela sua constante evolução. E o meu prémio para melhor do ano vai para Bruno Alves, do Porto. Um jogador viril, que nos anos anteriores fez capa (ou deveria ter feito) por bárbaras agressões aos adversários, mas que tem revelado um índice evolutivo fora do normal para alguém que vai caminhando já para as vinte e oito primaveras.

Bruno Alves representa a mística de um clube vencedor, é um jogador muito forte na antecipação de lances, na leitura de jogo, nos lances aéreos (onde para mim é o jogador no Mundo com melhor capacidade de impulsão), que bate livres, e marca golos. Bruno Alves tornou-se um caso sério e é neste momento a grande bandeira do Porto. Sendo um defesa, e congregando tantos atributos positivos, que lhe conferem um sentido "completo" ao seu futebol, também aproveitando a nomeação da UEFA para a equipa do ano (o único a jogar no nosso campeonato), dou-lhe esta nomeação.

Craque do Ano


Não se confunda esta categoria com a primeira. Aqui pretendo escolher um jogador, daqueles que vem rotulado como um grande nome para o nosso campeonato e que aqui prova toda a sua qualidade. Os anos têm revelado que nem sempre é fácil fazê-lo, mas El Conejo mostrou-o na sua plenitude. É, na minha opinião, o melhor jogador do campeonato até agora, jogador fantástico no espaço entre linhas, dotado de uma grande leitura de todos os momentos do jogo e uma formidável capacidade de técnica em progressão com bola.

Gosta de tabelar e abrir espaços, desposicionar adversários, desgastar defesas, fazer golos. A tudo isso acrescenta a magia do seu futebol, que proporcionou aos adeptos do futebol grandes momentos de qualidade. A fazer relembrar os seus grandes tempos de River.

Jogador Decisivo do Ano


Um trabalho nem sempre reconhecido, mas que é tudo no futebol. A eficácia, o talento na arte de decidir jogos, mesmo desaparecendo do encontro na maioria dos momentos. O vencedor desta categoria é, na minha opinião, e naturalmente, Oscar Cardozo. Apesar das más épocas que o Benfica tem vindo a fazer, contrariamente a este ano, Cardozo aparece sempre de forma imaculada como o melhor marcador da equipa.

Grande qualidade na hora de finalizar, muitos não apreciam o estilo pois... "só sabe marcar golos", mas não há nada mais valioso do que a arte que o Tacuara é especialista no Mundo do futebol. Esta que tem sido uma segunda metade de ano fantástica para o Benfica, Cardozo apareceu ao seu melhor estilo, com golos para todos os gostos e onde aparece, esta época, totalizando todas as provas, com 19 golos em 18 jogos. Um jogador decisivo, de uma utilidade extrema e talvez... o mais valioso do nosso campeonato.

Revelação do Ano


O vencedor deste prémio parece-me lógico na minha óptica. Ruben Micael surge aos 23 anos como uma das maiores esperanças - já confirmadas - do futebol português. Oito e meio, como gosto de o caracterizar posicionalmente, é um jogador fantástico sob a forma como confere equilíbrios e critério à equipa nos ritmos e decisões do seu jogo.

Para acrescentar à capacidade técnica e qualidade no último passe, Ruben Micael vem-se destacando como um grande marcador de golos (é o 2º melhor da Liga Europa) e muito forte executante nas bolas paradas. Se o ano de 2008 mostrou um Ruben Micael a aparecer, o ano de 2009 confirmou Ruben Micael como um dos melhores nacionais do campeonato (se não mesmo o melhor deste ano) e que merece, indubitavelmente, presença no Mundial da África do Sul.

Promessa do Ano


Havia nomes para todos os gostos. No entanto, decidi escolher um que não o é propriamente, mas que pela evolução que vem demonstrando no seu futebol, e a assertividade com que apareceu a todos os níveis esta temporada, é uma das grandes promessas a nível Mundial para os próximos anos. Chama-se David Luiz, e joga no Benfica.

Jogador de uma capacidade de leitura dos momentos do desafio fantástica, dotado de argumentos técnicos fora do comum para a posição que ocupa, tornou-se este ano ainda mais especialista nos passes longos e na segurança com que efectua desarmes e sai a jogar. É um grande jogador, e vai confirmá-lo nas seguintes temporadas.

'Transferta' do Ano


O jogador que mais pena tive de ver partir do nosso campeonato (mas que pela minha cor clubística me deixou naturalmente satisfeito). Lisandro Lopez é dos melhores jogadores que jogaram na última década no nosso campeonato. Jogador de enorme faro pelo golo, não se limitava a fazer o trabalho de a empurrar lá para dentro.

Era normalmente o primeiro defesa da equipa, que pressionava até à exaustão o último reduto do adversário. Evoluiu muito nos últimos anos sob o ponto de vista de maturidade e objectividade do seu futebol. Muito forte fisicamente, explosivo, desequilibrador, com remate seco e fácil, marcou inúmeros golos e a continuar no Porto, era a minha escolha para jogador do ano. Carrega, hoje, o Lyon às costas, contra os maus resultados.

Contratação do Ano


Ramires - podia ser muito bem Javi, mas fica um aqui, e outro no onze do ano. Na minha opinião, o próximo jogador a sair do nosso campeonato por números astronómicos. É um guerreiro, joga a uma intensidade muito forte, e aparece muito bem em todos os tipos de papéis que se lhe pretende.

Jogador de espaço central, de ocupação de espaços, tem aparecido no Benfica junto a um corredor, onde mostra excelente capacidade de progressão e facilidade de se juntar à acção ofensiva em zona de finalização. Um tremendo jogador, que a este ritmo, será muito difícil segurá-lo.

Onze do Ano

Só de jogadores ainda no nosso campeonato, aqui vai a minha escolha, em 4-4-2, dos melhores de todo o ano 2009 (por isso não aparecem alguns jogadores que entraram no Verão).

Guarda-Redes: Nilson (Vitória SC); Defesa Direito: Maxi Pereira (SL Benfica); Defesas Centrais: Bruno Alves (FC Porto) e David Luiz (SL Benfica); Defesa Esquerdo: Evaldo (SC Braga); Médios Centro: Javi Garcia (SL Benfica) e Ruben Micael (Nacional); Médio Direito: Alan (SC Braga); Médio Esquerdo: Desmarets (Vitória SC); Avançados: Saviola (SL Benfica) e Cardozo (SL Benfica).

Sem comentários:

Enviar um comentário