quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Extremos)

O cada vez mais falado talento do futebol de rua é outra das espécies em vias de extinção. O futebol metódico e rígido tacticamente vai imperando, mas há sempre lugar, e tornou-se essencial, nas equipas, ter um jogador criativo, capaz de romper com as linhas defensivas do adversário, dotado de técnica e poder de finta individual para num rasgo de genialidade decidir uma partida. É desses jogadores que irei falar neste post.

Mais um dos muitos sucessores de Maradona? Ou um Kempes, Ortega, ou Aimar?


Diego Buonanotte (River Plate)
Idade: 21 anos
Peso: 56kg
Altura: 160cm
Nacionalidade: Argentino

Buonanotte já não é propriamente um desconhecido, pois os jornais em Portugal falam com frequência do interesse do Benfica nos seus serviços. Eu vi a sua estreia com a camisola do River e o golo que marcou não me saiu mais da cabeça. Poderia estar ali um craque e realmente veio-se a confirmar. Buonanotte está a demorar a dar o salto (vai no seu 4º ano no River como profissional) mas as qualidades não se podem questionar. Dotado de uma extraodinária capacidade técnica, joga na esquerda, ao meio, ou à direita com a mesma eficiência. Muito forte no um para um e no drible curto, bom executante de bolas paradas, muito rápido (ou não fosse pequenino e magrinho) e bom finalizador. A sua compleição física, digna de um Iniciado de 13 ou 14 anos, tem feito com que, na minha opinião, os grandes clubes europeus olhem ainda para ele com alguma desconfiança... mas o futuro vai-me dar razão. Buonanotte é um dos craques em ascenção do futebol sul americano.



Talento puro num virtuosismo nato



Juan Pablo Pino (Mónaco)
Idade: 22 anos
Peso: 66kg
Altura: 176cm
Nacionalidade: Colombiano

Quem acompanhou as opiniões que costumava dar no site Serbenfiquista certamente está a par do 'amor antigo' que tenho por este jogador. Por razões familiares via alguns jogos do campeonato colombiano através de DVD's e quando ele estava no Medellin teci algumas considerações sobre o seu valor. Ao início desacreditaram a situação... mas ao ver Pino jogar concordaram que estava ali um talento que trabalhado poderia dar jogador a sério. Juan Pablo Pino transferiu-se depois para o Mónaco onde tem tido algumas dificuldades em se impor. Joga sobre uma das duas alas, é um jogador de uma grande qualidade técnica e poder de finta, muito rápido com bola, excelente nos desequilibrios individuais. Um pouco menos à moda antiga, usa imenso as diagonais para jogar em espaço interior. Muito talento.



O exemplar máximo do futebol de rua



Ibrahim Yattara (Trabzonspor)
Idade: 29 anos
Peso: 67kg
Altura: 175cm
Nacionalidade: Guiné-Conacri

Conheci este jogador ao ver alguns jogos da Guiné Conacri na Taça das Nações Africanas para ver um jogador que sempre admirei e que anda perdido pelas arábias... Feiundono ex-St.Etiénne. Yattara é um jogador que aos 29 anos nunca jogou num clube da média-alta Europa nem nunca andou nas bocas do Mundo. Fez uma carreira sem os holofotes da fama virados para ele mas de qualidade, embora bem menor do que a poderia ter atingido. Ainda vai a tempo de terminar em beleza... Tem um poder de finta fantástico. Joga como Extremo Direito. Desequilibrador nato, recria-se imenso com a bola, usa e abusa do seu vasto leque de argumentos técnicos para corar de vergonha os seus adversários. Os críticos apontam-lhe pouca cultura táctica e pouco sentido de objectividade no seu futebol. Talvez... mas a genialidade que tem é fantástica. Driblador puro, muito veloz, um autêntico quebra-cabeças... ainda vai a tempo!


Sem comentários:

Enviar um comentário