quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Prospecção Nacional (Médios)

Portugal, como vem sendo hábito, apresenta ao longo dos anos um variadíssimo leque de escolhas para as posições de meio-campo (ao contrário de Avançados - o meu próximo post - por exemplo), e os últimos anos de formação não fogem à regra. Aparecem pelas nossas divisões jogadores de grande capacidade e com um talento para ser acompanhado bem de perto. Hoje vou falar de três nomes.

André Santos (União de Leiria)
Idade: 20 anos
Peso: 72kg
Altura: 178cm
Nacionalidade: Português

É da mesma idade de Adrien (1989). Deu menos nas vistas do que o seu companheiro enquanto Junior, mas tem aparecido com muita qualidade entre os profissionais. Joga como 6, detém uma excelente capacidade de leitura de jogo e cultura táctica. É forte a perceber todos os momentos do jogo, muito forte na primeira zona de transição e construção, gosta de assumir a batuta da equipa. Tem talento para singrar no Sporting (regressando deste empréstimo).



David Simão (Fátima)
Idade: 19 anos
Peso: 80kg
Altura: 1838cm
Nacionalidade: Português


Na nova linhagem de médios formados em Portugal, e pegando em todos os nomes que apareceram nos últimos quatro a cinco anos, David Simão é o que mais potencial tem. Ao nível da qualidade do pé esquerdo, existem poucos como ele em Portugal. No entanto, tem uma lacuna ao nível da dinâmica e intensidade do seu jogo, o que não lhe permite jogar em ritmos mais exigentes e espaços mais curtos e fortes sob pressão. Se evoluir esse aspecto (que acredito plenamente, embora leve o seu tempo) está aqui uma das jóias da coroa que Portugal vai ver nascer. Simão tem uma qualidade de passe fora do normal, executa muito bem passes de ruptura à distância, como se costuma dizer, "põe a bola onde quer". Forte pontapé, excelente técnica e capacidade na leitura de jogo. Pode jogar a 6 (para fugir a zonas de pressing mais intensas), a 8 (sabendo recuar e chegar com qualidade a zonas de finalização) e a 10 (onde tem muita qualidade no critério do último passe). Só depende dele!



Ishamael Yartei (Beira-Mar)
Idade: 19 anos
Peso: 67kg
Altura: 170cm
Nacionalidade: Ganês


Vi-o chegar a Portugal (apesar de já o ter visto a espaços no Mundial sub-17, ao lado do Osei e do Opare) e no primeiro jogo que fez, lembro-me do meu comentário: "O Zé Roberto rejuvenesceu?!". Yartei é um jogador de ritmos diferentes dos que estamos habituados. Joga sempre numa rotação mais alta do que todos os outros, tem intensidade, dinâmica, velocidade. Executa muito bem com o pé esquerdo, desequilibra muito no um para um. Pela sua cultura táctica (assinalável) pode desempenhar qualquer função do meio-campo, exceptuando a posição 6, com qualidade. Jogando como Interior Esquerdo é onde mais confortável se sente. Na sua primeira época como Sénior tem estado em grande destaque no Beira-Mar, embora Leonardo Jardim continue a atei-mar com ele para as segundas partes (onde juntamente com Wang Gang arrasa com as defesas contrárias). É um jogador muito interessante, não é um primor técnico na finta, mas muito desequilibrador. Internacional jovem pelo Gana, e que vai dar certamente muito que falar.


Sem comentários:

Enviar um comentário