quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Os meninos prodígios do Santos (vale a pena ver os vídeos)



As categorias de base do Santos têm formado, ao longo dos anos, alguns dos melhores jogadores brasileiros de sempre. É do Vila Belmiro que saem grande parte dos craques das novas gerações da canarinha, como são exemplos Pelé, Chulapa, Coutinho, Pepe e mais recentemente, Diego, Renato e Robinho.

Muitos, ainda com idade de pré-adoloscência, já ganham mais num mês, do que os seus país num ano inteiro de trabalho e sacrifício.

A esperança dos adeptos em terem novos produtos formados na cantera é enorme, e muitos apelidam mesmo a formação santista como a melhor do planeta. Há cerca de três anos, vi uma reportagem pela internet da formação do Santos e a apresentação de algumas das suas pérolas. Uns já os vi brilhar na equipa principal, outros já vi em DVD nas categorias de base, um deles ao vivo, e outros o Youtube faz o enorme favor de os apresentar. Ficam então, os principais candidatos a nova geração dourada no Vila Belmiro...


Nome: Neymar
17 anos
Extremo/Avançado


Neymar aparece já como uma confirmação. Ainda não é maior de idade, mas já joga entre os profissionais do Santos e espalha todo o seu perfume no Brasileirão. É um jogador muito forte tecnicamente, com uma capacidade de drible fora do comum. Faz ambas as faixas, ou apoio ao ponta-de-lança, finaliza bem, aparece muito bem em zonas de golo com bola controlada e em desequilibrio. Sem dúvida um grande nome para a próxima década do futebol Mundial.


Nome: Jean Carlos Chera
14 anos
Médio Ofensivo

Camisa 10 das categorias juvenis do Santos, aparece em tenra idade como um fenómeno de popularidade e talento. Só para se ter uma ideia, aos 13 anos já recebia no Santos qualquer coisa como 7 mil euros mensais, mais patrocínios, escola, e alimentação. Vivia no Paraná e trouxe toda a sua família para Santos, pois a directoria do clube santista evidenciou todos os esforços para contar com ele. Aos 9 anos os vídeos colocados na internet das suas habilidades fizeram sucesso e Chera é um fenómeno de popularidade no Brasil. Jogador com um pé esquerdo muito forte para idade, revela uma enorme maturidade para quem tem ainda tão poucos anos de vida. Marcador de golos, craque enorme, vamos ver se vai evoluir da forma esperada para confirmar todas as expectativas sobre ele.


Nome: Victor Andrade
14 anos
Avançado

Vi o Victor pela primeira vez ao vivo, no Algarve. O Benfica disputou lá o Mundialito e o Santos permitiu que o miúdo talentoso viesse a Portugal defender as cores do Benfica. Foi o melhor jogador da prova, venceu o troféu de melhor marcador, e o Benfica ganhou o seu escalão, a clubes como Ajax, Inter, Chelsea, entre outros. Jogador prodígio, muito faz lembrar as pedaladas de Robinho e Neymar e parece ir na mesma onda. Gosta de se posicionar sobre corredores laterais, ir para cima e fazer estragos. Grande talento.


Nome: Gabriel
12 anos
Avançado



Um dos técnicos que treinou Robinho no Santos, afirma estar aqui um dos maiores prodígios que lhe passaram pelas mãos. Gabriel tem um dom natural, é rápido, tem uma técnica fantástica para idade, muito forte no drible e na hora de finalizar. Em 2005, passou pelo São Paulo onde marcou mais de 100 golos. Tem um talento nato, se corresponder à evolução natural que nem sempre é como se espera, vai ser um jogador de top.

1 comentário:

  1. Gabriel tome cuidado treine bem pois eu vou participar do penerao do santos na paraiba e nao quero ir para participar vou para passar sou da escolinha do botafogo e sou atacante e meu nome é Gabriel.

    ResponderEliminar