segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Prospecção Nacional (Extremos) - Urreta, Diego e B. Gama

Urretaviscaya (Benfica)
Idade: 19 anos
Peso: 62kg
Altura: 174cm
Nacionalidade: Uruguaio


O jovem jogador do Benfica é, na minha opinião, uma das maiores promessas a nível Mundial para a posição de extremo ou avançado móvel (onde o vi aparecer). Urreta é muito forte no pique, agressivo, dinâmico, culto tacticamente (o que lhe permite encaixar em vários sistemas) e sem ser um virtuoso da finta, é um jogador com capacidade de drible e bastante objectivo e eficaz no seu futebol. As competições jovens internacionais onde tem sido sempre destaque, conferem-lhe um estatuto de jovem promessa com larga margem de progressão. Na minha óptica, bem maior do que o titular da sua posição, no Benfica. A cumprir o seu primeiro ano de Sénior, fala-se num possível empréstimo para o Peñarol de forma a poder estar no próximo Mundial. Urreta já provou, inclusivé no Benfica, todo o seu talento, por isso estou expectante para ver a forma como irão gerir o seu caso.



Diego Lopes (Benfica)
Idade: 15 anos
Peso: 64kg
Altura: 172cm
Nacionalidade: Brasileiro


Diego Lopes aparece, actualmente, como a principal jóia da coroa da formação encarnada. O título já é elucidativo, pois actualmente jogam na área de formação do clube jogadores como Nelson Oliveira, Roderick Miranda ou Lassana Camará, mas a verdade é que o jovem brasileiro superou todas as expectativas em seu redor. Foi campeão nacional de Iniciados a época passada, onde fez golos de todas as formas e feitios e dizimou, por completo, as defesas contrárias. Jogador de enorme qualidade técnica e excelente poder de drible em progressão, gosta de jogar sobre os flancos e utilizar muitas diagonais sob forma de chegar ao golo (onde revela enorme eficácia). O Benfica deposita nele enormes esperanças e joga na geração acima, onde surge como cabeça de cartaz da equipa com 22 golos em... 12 jogos. Que enorme talento, a evoluir desta forma (e o treinador que o gere irá certamente limar-lhe arestas) pode ser um caso sério no futebol.

Bruno Gama (Rio Ave)
Idade: 22 anos
Peso: 71kg
Altura: 177cm
Nacionalidade: Português


É um jogador que me agrada particularmente (no top 3 dos que vi jogar em Portugal nos escalões jovens). Formado no Braga, o Porto pagou por ele, ainda em idade de Junior, um dos valores mais altos que o futebol de formação em Portugal conheceu (só suplantado por Rabiu Ibrahim pelo Sporting). Jogador de corredores, forte tecnicamente e no drible, vai evoluindo sob o ponto de vista físico e de objectividade esta época, depois de sucessivos empréstimos por parte do Porto. No Rio Ave (a título definitivo) tem tudo para relançar a carreira. Rápido e mexido, não tem a "magia" do Vieirinha (que falarei no próximo post) mas tem condições para singrar e fazer boa carreira em Portugal, quem sabe, no estrangeiro.


1 comentário:

  1. Diego Lopes vai estar dentro de alguns anos nas bocas do mundo, desde que vi o seu 1º jogo no torneio vila dos campeões em VRSA que achei que ali estava um talento muito grande... Trata muito bem a bola, é rapido com ela controlada muita técnica e grande capacidade de improviso. Nota-se ainda que tem muita humildade... Para mim tem aquilo que é preciso para se tornar um grande jogador, de topo! Tem de continuar a trabalhar e ouvir os conselhos dos seus misters, acho que com Lage ele vai continuar a crescer.

    ResponderEliminar