sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Avançados)

O futebol em Portugal continua cada vez mais condicionado pelas jogadas de bastidores de empresários e dirigentes e os mercados de acção nas épocas de transferência mantêm-se, ao longo dos anos, intactos: a aposta no Brasil veio para durar (hoje em dia é o Benfica que aposta em larga escala nos canarinhos) e parece não ter fim.

Hoje vou falar de alguns jogadores, de mercados alternativos, com qualidade para fazer boa carreira por essa Europa fora, já que em Portugal, não se aprende com os constantes erros.

Nemanja Nikolic (Kaposvár)
Idade: 21 anos
Peso: 79kg
Altura: 184cm
Nacionalidade: Sérvia


O sérvio de 21 anos a cumprir a sua segunda temporada na liga húngara está a brilhar a grande escala naquele país. Actualmente lidera a lista dos melhores marcadores com 12 golos marcados (a actuar no 7º classificado da Liga) e é comparado frequentemente a David Villa. A sérvia vem formando ao longo dos anos (mais concretamente a região de Belgrado - de onde Nikolic é natural) grandes avançados e a olhar ao futebol que Nemanja apresenta tem os requisitos necessários para cumprir essa linha de sucessão. Dotado de excelente inteligência táctica, joga sobretudo como avançado móvel, nos espaços entre linhas e nas costas dos defesas. Gosta de ter bola e definir lances em progressão, revelando um grande sentido de baliza e uma frieza incrível na hora de finalizar. É ainda dotado de uma apreciável técnica individual. Tem futuro.



Artjoms Rudnevs (Zalaegerzseg)
Idade: 21 anos
Peso: 70kg
Altura: 178cm
Nacionalidade: Letã (Letónia)


O designado 'rato de área'. Este jogador nascido na Letónia, uma das antigas repúblicas soviéticas, vem impressionando também na Hungria, a actuar no quatro classificado da liga local. Já marcou 11 golos, segue na perseguição a Nikolic e destaca-se por muitos dos atributos em cima descritos para o sérvio. Só que Rudnevs é um trabalhador nato, exímio no jogo de cabeça (para a baixa estatura) e consegue criar muitos desequilibrios pelo seu excelente posicionamento a enganar os defesas. Tem uma grande facilidade de remate com ambos os pés, não fazendo cerimónia na hora de visar a baliza. Com oportunidade, pode crescer como jogador.



Mostafa Karim (Al Sharjah)
Idade: 22 anos
Peso: 67kg
Altura: 176cm
Nacionalidade: Iraquiano
Os petro-dólares fazem a diferença no rumo da economia Mundial e já chegaram ao futebol. Existem muitos bons jogadores 'perdidos' pelos países ricos da Ásia, depois de boas carreiras na Europa, de onde se transferiram para clubes sem qualquer expressão mas que pelo salário que auferem e para olharem pelo seu futuro preteriram uma boa carreira desportiva em prol do dinheiro. Nem só de jogadores já conhecidos da Europa (que um dia destes falarei) são dotados os clubes ricos do médio oriente. Mostafa Karim surge aos 22 anos como uma das maiores esperanças do futebol iraquiano (a par de um cérebro seu companheiro de selecção a jogar na Holanda) onde disputa com argentinos e brasileiros o topo da lista dos melhores marcadores da 1ª Liga dos Emirados Árabes Unidos. Karim é um jogador móvel, de corredores, que utiliza a sua velocidade e capacidade no um para um para causar perigo às defesas adversárias. É muito objectivo no seu futebol, ataca a baliza sem pedir licença e é dotado de um forte remate. É daqueles que caso alguém decida apostar nele... pode triunfar. E anda gente bem pior do que ele por essa Europa fora nos clubes ditos de nomeada.


Sem comentários:

Enviar um comentário