quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Extremos/Avançados)

São os primeiros passos de uma carreira que se prevê risonha. Os jogadores de quem falarei neste texto são muito jovens, mas já a dar os primeiros momentos de grande alegria aos adeptos das principais equipas dos seus países. O futuro será certamente muito promissor.

Desde muito novo profissional


James Rodriguez (Banfield)
Idade: 18 anos
Peso: 68kg
Altura: 180cm
Nacionalidade: Colombiano

Começou muito cedo a vida de profissional para este jovem jogador. Aos 16 anos estreou-se na 1ª divisão da Colômbia, ao serviço do Envigado. Os seus talentos foram desde cedo apreciados e consumou uma transferência para a Argentina, para jogar no Banfield. Jogou o primeiro jogo do campeonato, e no jogo seguinte deu mesmo a vitória à sua equipa, com um portentoso remate de fora da área e a selar a vitória do seu conjunto. Na selecção jogou nos sub-17 a Sul Americana com apenas... 15 anos. É um jogador muito versátil, pode ocupar quer os corredores laterais, quer a zona central (nº10 moderno e avançado móvel). Dono de apreciável técnica individual, tem um senhor pé esquerdo que põe a bola onde quer. Não fica muito mais tempo no Banfield.



De Robinho versão 2, a mais um Pelé em potência... pela imprensa


Neymar (Santos)
Idade: 17 anos
Peso: 61kg
Altura: 174cm
Nacionalidade: Brasileiro

É sempre um risco falar de jovens promessas, e perspectivar o futuro de jovens que estão na fase decisiva de definição da sua carreira (idades entre os 16 e os 20). Aos 17 anos, e com físico de Juvenil, que o é, Neymar assumiu-se no plantel principal do Santos como uma das maiores promessas do futebol brasileiro da próxima década. Ainda nas categorias de base do clube que lançou Pelé, Robinho, Diego, e outros, estes dois últimos mais recentemente, Neymar sempre se destacou pela sua enorme técnica individual e capacidade de drible. Muito rápido com bola, ainda algo 'molengão' sem ela, mas com um virtuosismo e criatividade muito acima da média, Neymar terminou o campeonato brasileiro com 10 golos em cerca de 1600 minutos de jogo. Pode jogar nas alas, nas costas do avançado ou como vagabundo pela frente de ataque. Selo de craque. Este chega muito longe.



A técnica da força na força da técnica


Alex Teixeira (Vasco da Gama)
Idade: 19 anos
Peso: 68kg
Altura: 173cm
Nacionalidade: Brasileiro

Em 2007 esteve perto de se transferir para os Juniores do Benfica, mas o Vasco da Gama soube guardar bem uma das suas jóias da coroa. Vi-o nessa altura e achei-o fantástico. Dois anos depois continua no Vasco, e nos sub-20 da canarinha. Alex Teixeira é um jogador que gosta de actuar nos dois flancos, aliando uma excelente velocidade e grande capacidade de drible, a uma óptima capacidade de explosão e capacidade física, coisa rara nos dias que correm no futebol brasileiro. Usa e abusa dos lances individuais, não tem medo de ir para cima - de onde sai a maioria das vezes vitorioso. Demorou a convencer nos Seniores do Vasco, um clube com uma torcida muito exigente face aos anos de glória serem passado, e o clube enfrentar uma das maiores crises desportivas de sempre. Alex actualmente impôs-se, é absoluto no 'time' e em breve vai render muito dinheiro aos cofres do clube. É só uma previsão...

2 comentários: