sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Médios)

Sergey Krivets (Lech Poznan)
Idade: 23 anos
Peso: 77kg
Altura: 177cm
Nacionalidade: Bielorrusso


A Europa de Leste tem lançado grandes nomes para o futebol da alta roda nos últimos anos. Krivets promete ser mais um deles. Já o conhecia antes de defrontar o Benfica na Europe League, mas confirmei todo o seu potencial. Era o melhor jogador do Bate, jogador chave na organização ofensiva da equipa, evoluído táctica e tecnicamente, capaz de perceber e gerir todos os ritmos da partida, com uma impressionante frieza na hora de executar. Tecnicamente forte, exímio no último passe, bate bem bolas paradas e tem muito talento. Acabando o BATE eliminado das provas europeias, venderam o seu passe ao 3º classificado da Liga Polaca. Merece mais!

Fernando Quesada (FC Barcelona)
Idade: 15 anos
Peso:
Altura:
Nacionalidade: Espanhol

Foi eleito o melhor jogador de um Torneio da Pontinha que o Barcelona fez. No final do jogo falei com ele (na altura pedi-lhe declarações para o Jornal Noticias da Manhã) e fiquei impressionado pela maturidade e ambição de um jogador tão jovem. Grande cultura táctica, jogou na posição 6 do meio-campo e coordenou todos os movimentos da sua equipa. Forte no desarme, agressivo, mas com uma impressionante qualidade a jogar de cabeça levantada e a definir tempos de jogo da sua equipa. É sempre uma incógnita mas aquele jogador não passou despercebido na minha cabeça. Conhecendo a qualidade da formação blaugrana, fica o nome... quem sabe se não se irá ouvir novamente muitas mais vezes.

Ivan Marcone (Arsenal Sarandi)
Idade: 19 anos
Peso: 80kg
Altura: 183cm
Nacionalidade: Argentino


É uma das principais surpresas do último torneio de abertura na Argentina. Marcone é um 6 moderno, capaz de fazer também a posição 8. É, no entanto, na primeira fase de construção que se destaca. Muito culto tacticamente, para a idade apresenta já uma maturidade em todos os seus movimentos muito interessante. É duro e agressivo na procura de bola, quando a tem nos pés transforma-se no seu melhor amigo. Tecnicista e com excelente sentido de passe, visão de jogo e critério quando decide esticar. Certamente que não fica muito mais tempo pelo Arsenal. Se evoluir a sua dinâmica e capacidade de aceleração, será certamente, na linhagem de Gago e Mascherano, um dos melhores 6 que a Argentina formou nos últimos anos.

Não existem vídeos na internet destes jogadores mas aconselho que dêem uma vista de olhos pelos próximos jogos destas pérolas!

6 comentários:

  1. O Krivets foi um jogador que fiquei a conhecer devido aos jogos do BATE com o SL Benfica, grande jogador surpreendeu-me como ainda está num campeonato como a Bielorrússia, é rápido e muito bom tactica e tecnicamente.

    Quanto ao Quesada vi-o nesse torneio da Pontinha fiquei maravilhado... É mais um dos grandes números 6 formados no Barça.

    Em relação ao Marcone ainda não o vi mas ficarei atento daqui para a frente.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Filipe. Depois de muito procurar lá achei algo do Marcone em vídeo... olha aí:

    http://www.scorefutbol.com.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=214%3Amarcone-ivan&catid=43%3Avolantes&Itemid=102&lang=en

    ResponderEliminar
  3. Que classe tem este Marcone, desconhecia o seu valor... Este video surpreendeu-me imenso, como dizes André, duvido que ficará por muito mais tempo no Arsenal de Sarandi. Aprecia muito este tipo de jogadores, muita técnica e classe no meio campo mas também agressivo na procura da bola.

    André que achas do Oscar que tem sido rotulado como reforço do SL Benfica?

    ResponderEliminar
  4. Tem muita qualidade, de facto.

    O Oscar tem 18 anos, e há muito que o Benfica o conhece. Ele ganhou a Nike Cup quando era sub-15, o Manchester e o Chelsea ficaram loucos por ele mas o São Paulo fez tudo (há uma história que dizem que os dirigentes o raptaram para longe até fazer os 16 anos nos dias que estavam a anteceder o aniversário para assinar contrato lol).

    Ele é um 10, tem muita classe com bola, tecnicamente é forte, gosta de organizar o futebol ofensivo da equipa. Não vi ainda grande coisa dele (ele não deve ter feito ainda mais de 40 minutos seguidos no São Paulo) mas é daqueles jogadores que basta ver a primeira vez para se perceber que há ali qualquer coisa de especial.

    O Benfica tem um amor antigo por ele como todas as equipas grandes do futebol europeu que o viram jogar, e realmente era uma excelente aposta para o Benfica.

    Vou falar dele em breve aqui no blog.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns pelo blog! Descobri-o pelo Ser Benfiquista e perdi-me por muito tempo sem dar conta...um dos melhores elogios q se pode fazer numa leitura...
    Ganhou um leitos!
    Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  6. Muito Obrigado Jorge, espero que continue a ser visita!

    Um abraço

    ResponderEliminar