quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Médios)

O papel dos 10's à antiga, vai sendo cada vez apagado dos terrenos do futebol actual. As linhas de pressão e o encurtamento dos espaços pelas equipas retirou grande parte do brilhantismo e da qualidade de execução que traziam às equipas os denominados 10's românticos. Rui Costa, Zidane e Riquelme foram os últimos da 'espécie'.

Hoje em dia exige-se cada vez mais um oito e meio, jogadores denominados como Médios Interiores, capazes de carregar a equipa de trás para a frente e definir critérios tanto no passe como na leitura e ritmos do jogo. São raros... mas ainda os há... os 10's... disfarçados de 8.

Gémeo de Deco, na Turquia


Gustavo Colman (Trabzonspor)
Idade: 24 anos
Peso: 71kg
Altura: 175cm
Nacionalidade: Argentino

O título não vem por acaso. Colman é, em jogo, em tudo idêntico ao bem conhecido de todos nós Deco. Actua na equipa turca do Trabzonspor (que tem outro belo jogador de quem falarei em breve), sendo o principal comandante de toda a organização ofensiva dos turcos. Joga na posição 8, e é no critério e qualidade de desequilibrar através de passes de ruptura que faz o seu futebol. Pela qualidade que tem, e potencial que tem, não faltará muito para dar o salto. Esta época é o segundo melhor marcador do campeonato, com 7 golos em 14 jogos. Uma média fantástica para um centro campista.



Artista Venezuelano


Ronald Vargas (Clube Brugge)
Idade: 23 anos
Peso: 76kg
Altura: 174cm
Nacionalidade: Venezuelano

Um 10 moderno na verdadeira acepção da palavra. Gosta de pisar os terrenos laterais e desequilibrar no um para um, mas é na qualidade de passe e virtude na finta curta que delineia todo o seu futebol. Joga actualmente na Bélgica, mas pode crescer em breve na Europa. Leva 5 golos na Liga Belga. Assume a batuta do futebol da sua equipa, é o dono da bola nos lances de bola parada, e figura de destaque, ao lado de Juan Arango Vargas do Gladbach, na sua selecção. Rei das assistências da Liga Belga, tem um futuro muito risonho. Assim apostem nas suas qualidades.



Futuro craque na Europa


Jano Ananidze (Spartak Moscovo)
Idade: 17 anos
Peso: 60kg
Altura: 170cm
Nacionalidade: Georgiano

17 anos feitos há um mês e pouco. Ananidze promete ser um dos melhores jogadores europeus da próxima década. Figura de proa nas actuais fortes selecções jovens da Geórgia (e Portugal que o diga), Jano estreou-se com 16 anos na equipa principal dos russos do Spartak e na selecção principal do seu país - frente à Itália -, onde brilhou em todos os momentos que vestiu a camisola vermelha. Não é um jogador que goste especialmente de aparecer em zonas de finalização, mas assume-se como um estratega e pensador da organização ofensiva da sua equipa, destacando-se por observar espaços para colocar os seus passes teleguiados onde poucos vêm. Lutador, aguerrido, talentoso e criativo, este jovem da Geórgia promete dar que falar... e de que maneira. No que vi dele, não tenho grandes dúvidas. Tem talento para dar e vender.


1 comentário:

  1. Parabéns!

    Gosto muito de te ler no fórum e agora aqui.
    Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar