segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Prospecção Internacional (Extremos) - Gervinho, Hazard e Vieirinha

Gervinho (Lille)
Idade: 22 anos
Peso: 68kg
Altura: 179cm
Nacionalidade: Marfinense


Apareceu no Le Mans, explodiu totalmente esta época ao serviço do Lille, onde cumpre o seu primeiro ano. Gervinho é um jogador muito forte no drible curto, muito veloz, com boa capacidade de criar espaços para a sua equipa. Sempre achei que lhe faltava algo mais, para potenciar todo o seu talento. Deu o salto este ano. Novo clube, novas funções - onde tem mais liberdade no jogo interior - e tem-se destacado. Leva uns incríveis 11 golos, sendo o melhor marcador da primeira liga francesa. Sobretudo à direita, mas também à esquerda ou no apoio ao avançado, Gervinho tem muito futebol e a continuar assim, pode dar o salto no final da época.



Eden Hazard (Lille)
Idade: 18 anos
Peso: 69kg
Altura: 170cm
Nacionalidade: Belga


Grande talento Belga, vai aparecendo a espaços no Lille. Jogador para jogar nas faixas laterais do ataque, denota uma qualidade técnica e poder de finta completamente fora do normal. É muito forte no um para um, veloz, irrequieto, dinâmico, com excelente facilidade de se incorporar em situações de finalização pelos desequilíbrios que cria com e sem bola. O futebol belga espera muito dele, como uma das principais jóias da coroa da sua selecção. Ele e o irmão, pelo talento e potencial que têm, podem marcar uma nova era no futebol do país de Michell Preud'homme.



Vieirinha (PAOK)
Idade: 23 anos
Peso: 73kg
Altura: 173cm
Nacionalidade: Português


O melhor jogador da última selecção portuguesa campeã de algo (europeu sub-17 em Viseu), Vieirinha era, na minha óptica, uma das maiores esperanças do futebol português para esta e a próxima década. Formado no Porto, apareceu nos azuis e brancos tímido, mas via-se que com muita qualidade. Resolveu alguns jogos, demonstrou excelente talento técnico e no drible, muito forte em espaços curtos e a vir para dentro (finalizando ou assistindo), a verdade é que o Porto desperdiçou um jogador que na minha opinião muito lhes iria dar. A concorrência também era forte, mas Vieirinha, depois de adaptar-se ao novo país, está este ano em grande destaque na Grécia. Leva 5 golos marcados, tem sido um dos principais desequilibradores do futebol do Paok, e aos 23 anos, tem ainda muita carreira, e muita margem de manobra para evoluir. Não me parece uma promessa perdida, muito menos adiada, mas sim um jogador de grande talento que com uma aposta séria e inequívoca nas suas qualidades, ainda vai dar que falar.


1 comentário:

  1. O gervinho merecia um clube melhor e este ano msotrou que era isso que faltava ao seu futebol... É um génio, capaz de decidir jogos com os seus rasgos. Penso que se continuar assim deve sair no final da época. E Acho que o Wenger está novamente interessado nos seus serviços, era interessante ve-lo no Arsenal.

    O Hazard tem futebol para muito mais que a liga Francesa, gostava de o ver como aposta na Premier League.

    ResponderEliminar