sábado, 14 de agosto de 2010

A ausência confrangedora de Maxi


Os adeptos do Benfica têm esta peculiaridade e os portugueses no geral também o manifestam. Um jogo bastou para os receios e os problemas voltarem a assolar a casa benfiquista. Aliás, custa entender como é possível a derrota com o Porto criar tantas questões na cabeça das pessoas. Certo é que já existiam dúvidas e pistas para este culminar... as vendas, a preparação, o planeamento, os reforços... algo não está a corresponder ao esperado.

Contudo, eu aponto baterias na forma como se descartou a possibilidade de integrar Maxi Pereira o mais cedo possível na pré-época. Fucile, chegou uma semana antes de Maxi. É necessário referir a importância extrema que o uruguaio tem neste sistema do Benfica. Considero-o inclusivamente um dos melhores laterais direitos do Mundo. E os laterais assumem, neste futebol moderno, um dos pontos estratégicos fundamentais de qualquer equipa.

Maxi assume-se muito forte no aspecto defensivo, mas acima de tudo na fase ofensiva do jogo. Defensivamente é muito forte na ocupação do espaço e na leitura da forma como tem de se posicionar em organização, dar equilíbrio em outros espaços, ou sair em pressing, quase sempre correctamente. Para além disso é muito agressivo na abordagem e na disputa física.

Ofensivamente assume-se como um dos principais jogadores deste Benfica. Não pelas fintas maravilhosas que não tem, mas sim pelos constantes movimentos de ruptura e de mobilidade que apresenta pelo seu flanco. Para além disso, apresenta-se muito forte em progressão, o que permite à equipa subir linhas e ter opções mais próximas em transição. No espaço interior, e em espaço curto, faz a diferença.

Neste 4x1x3x2, a forma como equilibra constantemente as saídas em pressão de Ramires, ou aparece como referência posicional no corredor lateral direito em profundidade, segurando bem e partindo melhor em progressão, faz com que o Benfica jogue mais próximo e mais forte no típico jogo do passe curto e ruptura rápida posicional.

3 comentários:

  1. André, que jogadores achas que seriam bons substitutos do Di e do Ramires??

    Obrigado

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Do Di Maria está encontrado. Não podemos querer algo semelhante pois nunca iremos encontrar. São as dinâmicas e as características de cada jogador que definem os sistemas e os modos de jogar das equipas. O Benfica com Gaitán fica mais equilibrado, mas menos desequilibrador... e terá de encontrar dentro do seu sistema outra forma e outro modo de jogar, para conseguir explorar outras zonas de criação que não aquelas pois de Gaitán vamos esperar qualidade, logicamente, mas não correrias loucas... aí parece-me mais eficiente que o Di Maria, em termos de regularidade de acções.

    O Ramires é um caso diferente. Qualquer equipa necessita de ter um jogador com as suas características pelos equilíbrios que dá à equipa, pela capacidade de progressão, pelos metros que faz a equipa crescer nas duas fases do jogo. Aqui eu acho que o Elias é um jogador muito próximo do que se espera, e para além disso apresenta condições europeias que o Wesley ainda não tem, apesar de este ter mais genialidade, outro toque... mas eu apostaria no Elias.

    ResponderEliminar
  3. concordo totalmente maxi é fundamental

    ResponderEliminar