domingo, 1 de agosto de 2010

Breves do Benfica - Aston Villa


Os encarnados voltam a vencer o troféu do Guadiana e mais do que isso dão uma prova cabal em 45 minutos de que estão prontos para os primeiros desafios exigentes da temporada, a olhar já para a supertaça frente ao FC Porto.

PELA POSITIVA

- A dinâmica estrutural ofensiva da equipa. Com um sistema diferente, alternando um 4-1-2-3 com um 4-1-2-1-2 ao 4-3-3 com uma linha de 3 médios, por tudo passou este Benfica sobretudo pela dinâmica dos jogadores e capacidade de mobilidade que apresentaram.

- Franco Jara pareceu-me claramente o MVP de hoje. Para lerem o que escrevi sobre ele antes de se falar no Benfica visitem http://vidadofutebol.blogspot.com/2009/12/prospeccao-internacional-avancados_29.html. Fantástico pulmão, excelente abordagem na pressão (embora precise de ser mais comedido em algumas situações), muito forte no poder de receber de forma orientada e desequilibrar imediatamente em velocidade. Vai certamente crescer no poder de decisão e quando o fizer...

- Saviola e Cardozo. Entendem-se às mil maravilhas e a subtileza e eficiência de um, conjugando com a eficácia do outro, tornam este ataque do Benfica num dos mais demolidores dos últimos largos anos.

- Airton. Atenção ao desenvolvimento desta autêntica carraça. Sempre ele a assumir as coberturas e o preenchimento posicional ao avanço dos homens que o Benfica colocou em desequilíbrio ofensivo, contando-se inúmeras recuperações de bola (quase sempre em antecipação) e com uma facilidade de processos muito acima da média.

- David Luiz. É um senhor central e hoje viu-se, como a parceria com Luisão, o coloca a um nível que ele ainda não detém ao lado de qualquer outro jogador. Grande alma, grande qualidade.

MEDIANO

- Luis Filipe está a surpreender. Bom sob o aspecto ofensivo, forte a desequilibrar pelo seu corredor, embora cometa ainda alguns erros infantis. Normal face à qualidade (que não tem).

- Coentrão está a carregar baterias, parece-me evidente. O cansaço físico está agora a verificar-se sobre ele. Ainda assim, raros são os erros que cometeu em jogo.

- Exibição sem mácula, uma ou duas intervenções de bom nível, ainda a precisar de ser mais assertivo quando opta pelo pontapé longo. Falo de Roberto. A subir.

PELA NEGATIVA

- Sidnei. A minha opinião sobre ele mantém-se, mas a displicência com que aborda a bola (ou não o faz) e permite o golo ao Aston Villa, é característico da desconcentração e do pouco empenho que vem demonstrando.

- César Peixoto não deu seguimento ao crescimento que tem tido. Alheado do jogo e fisicamente muito em baixo.

1 comentário:

  1. Boas André !

    Não sei se ha muita gente a visitar este blog...
    Mas pelo menos da minha parte digo-te que venho ca frequentemente sempre ha espera de poder ler novas actualizações :)

    Continua assim !

    P.S- O que se passa com o SerBenfiquista ? Quando vai voltar ao activo ?

    ResponderEliminar