quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eduardo Salvio em 4x3x3


O país voltou a ficar agitado mas, desta vez, bastaram apenas dois segundos para uma decisão ser tomada. Salvio assina pelo Benfica, um empréstimo válido por uma temporada sem opção de compra aparente no contrato de cedência.

Parece-me agora lógico que o Benfica vai estruturar um 4-3-3 posicional em organização ofensiva com a entrada deste jogador. Não faz sentido Jesus pensar nele como avançado, no 4-1-3-2, pois para além de existirem já opções de sobra (e com qualidade evidente), Salvio assume-se como 2ª opção em termos qualitativos para já. Aqui colocaria-o na mesma escala de Jara, pois ambos desempenhariam as mesmas funções e as mesmas perspectivas de opção.

Num 4-3-3 as coisas mudam de figura. Salvio é um jogador agressivo, muito mexido. É um dos avançados da nova linhagem argentina de pressão alta e qualidade técnica no espaço curto. Pode servir bem descaído numa das alas em constantes movimentos de ruptura interiores. Não me parece que possa ser opção no 4-1-3-2 como extremo direito ou extremo esquerdo, até porque o Benfica nesse sistema (e em qualquer outro) precisa obrigatoriamente de um jogador de equilíbrios e esse ainda está para vir, ou de largura e profundidade, e esse será Gaitán ou o próprio Coentrão.

Salvio vem acrescentar qualidade, parece-me notório, não se perspectiva comparação possível com Urreta, pois Salvio no imediato é melhor opção, pensamos sim no facto de existir um empréstimo de ambos os atletas com o Benfica a perder hipótese de explorar o seu produto para importar um jogador que, à primeira vista, fará apenas um ano na Luz.

3 comentários:

  1. Excelente comentário.
    Concordo inteiramente com tudo o que foi dito mas parece-me óbvio que é uma contratação "escusada". Estes 2 milhoes de euros (+20% do passe segundo se diz) poderiam ser bastante uteis para a contratação do tal medio de equilibrios que tem de ser forçosamente um jogador de eleição. Não faz sentido apostar em maylson e em jogadores ainda em processo de formação para uma posição tão determinante em campo.
    Parece-me que neste momento o sistema 4-3-3 encaixa melhor nos jogadores que temos(e na forma actual) mas não deixa de ser um sistema "curto" para utilizar na Champions.

    E que tal "reabilitar" o Manuel Fernandes e transformá-lo no tal jogador de equilibrios? É certo que seria necessário uma lavagem cerebral mas o nosso meio campo agradecia

    ResponderEliminar
  2. Boas Bruno.

    Concordo com tudo o que referes. Acho que se esbanjou bastante neste mercado e se descurou a forma directa como se deveria ter abordado este mercado ao nível dos verdadeiros reforços. Gastamos 6 milhões no Rodrigo e no Alipio, agora estes 2 milhões no Salvio, e com esse dinheiro chegava e sobrava para ir ao Brasil buscar o Elias ou mesmo o Manuel Fernandes, que para mim seria uma opção excelente.

    ResponderEliminar
  3. Salvio é um disparate, assim como rodrigo e alipio.

    A saída de di maria era certa, tudo bem, já se tinha contratado o gaitan... mas era preciso mais um extremo (em principio para suplente) para as contigências de ser o primeiro ano do gaitan. Urreta era esse extremo, até permitia jogar em 4-3-3 e era de borla.

    A posição de GR deveria ser preenchida não com um GR de 24 anos e caro mas um GR de 30 e tais anos, experiente e por um baixo valor. Não faltam suplentes de grandes clubes europeus a quererem relançar carreira.

    Fabio Faria é bom mas continua na linha de pensamento de: "Vamos dar 1, 2, 3M de euros para ver se este jogador rende" quando há outras necessidades no plantel. Se tivessemos um plantel muito forte compreendia, assim não. O M. Victor seria a melhor opção, para mim é melhor que o sidnei (o perfeito exemplo de um jogador acomodado)


    Para mim a posição mais importante de todas numa equipa é a de MC com perfil de recuperador de bolas.

    Manuel Fernandes era uma das melhores opções e um dos meus jogadores preferidos, mas há adeptos do Benfica que simplesmente não gostam dele. A verdade é que depois do 1º jogo estava tudo esquecido.

    Quer o 4-3-3, quer o 4-1-3-2, precisam de um todo o terreno completo, essa é a fronteira entre um Benfica que fica lado a lado com Braga e Porto e sai da champions na liga de grupos, ou um Benfica dominante na liga e que chega longe na champions.

    ResponderEliminar