quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um Real a carborar


O Real Madrid fez hoje novo jogo de preparação frente aos belgas do Standard Liége com um nível de preparação mais adiantado em relação aos espanhóis. Foi interessante observar alguns dos aspectos fundamentais que Mourinho parece querer implementar na sua equipa:

- 4x4x2 com variante de 4x2x3x1 em organização defensiva e 4x1x3x2 em organização ofensiva.

- Abordando o ponto de partida de um 4x2x3x1 em transição ofensiva, com Lass Diarra a assumir papel de destaque por ser focado como primeiro elemento de construção, no passe curto e apoio rápido à lateral.

- Variantes posicionais de ruptura dos avançados em transição, dependendo do corredor em que a bola se encontra. Aqui Ronaldo vai explorar muito em transição ofensiva o flanco esquerdo e aparecerá na zona de finalização com facilidade.

- Foco principal do seu futebol em passe curto e basculação posicional de todos os elementos quer em acção de posse, quer em acção de equilíbrio e organização defensiva.

- Pressão média/alta, equilibrando-se com os duplos pivots defensivos, um em zonas de pressão e de transição do adversário, e outro no apoio ao quarteto defensivo, não permitindo que a equipa se parta em 2.

- Liberdade do elemento de apoio aos 2 da frente para fazer movimentos de ruptura constante, com e sem bola. Aqui Ozil e Kaka vão rebentar com as defesas contrárias.

1 comentário:

  1. André, e neste jogo reparas-te naquele lateral direito (ex-Real), Opare, o homem tinha pulmão paraar e vender. Que perspectivas para ele? Eu acredito no seu futuro.

    ResponderEliminar