segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O futuro de África


Todos sabemos que ao longo dos tempos, o grande suporte de algumas das mais fortes selecções europeias têm sido os jogadores que acabam por importar em África, quer seja por raízes coloniais, quer por estes jovens saírem cedo do seu continente e procurarem a sorte na Europa. Acontece que um dos países que tem revelado maior aptidão para o lançamento de talentos no futebol está agora a erguer-se e a mudar de política.

Norton de Matos assume a selecção da Guiné-Bissau e revela uma mudança radical nas perspectivas daquele país. Foi às convocatórias das selecções jovens de Portugal e recrutou os seus melhores jogadores. Com ascendências guineenses e que ficam agora "presos" à Guiné, pois em caso de realizarem a primeira internacionalização, já não poderão jogar por outra selecção.

Na nova lista do técnico português constam os nomes de Éder da Académica, um ponta-de-lança já aqui falado no blog:

Éder (Académica)
Idade: 22 anos
Peso: 81kg
Altura: 188cm
Nacionalidade: Guineense

Formado no Oliveira do Hospital e com passagem pelo Tourizense, Éder aparece como uma das principais apostas da briosa para esta época. Jogador de grande porte físico, veloz e que oferece muito trabalho aos centrais, tem características pouco vistas no nosso futebol e que o podem catapultar para uma carreira interessante no nosso país. Neste segundo ano de Briosa, a aposta é outra, e ele vai fazendo por merecer, sendo uma das peças chaves na estrutura de Villas Boas. Vamos ver a sua evolução, mas que há potencial, isso parece-me indiscutível.

Cícero e Ivanildo, duas promessas adiadas do futebol nacional, com possibilidades de se afirmarem agora na sua selecção natural. Pelé, do Belenenses, um jovem produto de talento que promete construir boa carreira em Portugal. Zezinho do Sporting, estrela dos Juniores. Danilo, o badalado ex-Junior do Benfica transferido para Itália. Baldé, um jovem do Porto. Lassana Camará, ex-Junior do Benfica. Kaby, jogador das camadas jovens do Chelsea. Ednilson do Dinamo Tiblisi e Moreira do Partizan.

Muita atenção a estes nomes e ao crescimento que a Guiné Bissau vai certamente revelar.

2 comentários:

  1. Realmente é bem pensado!

    Imagino se a moda pega vai ser complicado em países como a França por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Este èder que aqui referes tem muito potencial será um avançado para seguir de mais perto neste campeonato.

    ResponderEliminar