segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Supertaça: Os momentos de ligação


Nem tudo foi assim tão fantástico no FC Porto da Supertaça. Estrategicamente mais fortes do que o Benfica e, sobretudo, com mais eficiência, embora sem fazer um jogo extraordinário, os dragões são justos vencedores, até porque ou por demérito do Benfica ou por mérito da sua organização defensiva, os encarnados foram preza fácil para a conquista de mais uma Supertaça.

Contudo, para este jogo, chamo a factor principal de diferenciação entre as duas equipas os momentos de ligação nas suas fases do jogo. Sobretudo pela forma como as realizaram e a eficácia dos intervenientes com que as executaram.

Transição Positiva:

- A disponibilidade de Varela em assumir-se como a principal referência na transição ofensiva do Porto, até porque teve espaço para o fazer. A forma como o Porto baixou e basculou o seu flanco direito, deu metros e metros às arrancadas de Varela. E a sua velocidade e cada vez mais eficiência nas suas acções, fizeram a diferença.

- Belluschi. Foi capaz de ocupar quase sempre bem os espaços e de ter sempre uma palavra a dizer na zona de construção, onde se vem revelando um dos principais elementos deste Porto. Parece-me actualmente bem mais decisivo que Micael.

- Fernando foi batido apenas uma vez, no lance em que vai no carrinho e faz falta (perigosa) sobre Coentrão. Excelente na forma como equilibra os vários momentos da equipa e não permite que ela se divida. Posicionalmente perfeito.

- Porque Falcão é um avançado de topo. Permite à equipa jogar mais subida, explora bem as costas da defesa, aparece quase sempre em zonas de finalização com engenho para o fazer. Dos melhores em Portugal dos últimos anos.

- David Luiz é cada vez mais jogador de topo. Preenchimento de espaços avassalador, ainda mais pela forma como saiu em transição inúmeras vezes a carregar o jogo ofensivo do Benfica às suas costas.

Transição Negativa:

- Carlos Martins nunca será um jogador de ligação. Jogando como Interior contra um adversário forte, e sobretudo, estando fisicamente desgastado, acaba por errar logicamente. O Benfica quebrou-se em dois pelo seu pouco sentido posicional em transição defensiva (até porque era ele que perdia a maioria das bolas).

- A posição (espaço) 6 e 10 em organização defensiva. Foi lógico que o Benfica perdeu a luta no corredor central e sobretudo despovoou-o. Se Airton baixou causando equilíbrios defensivos, e Aimar procurava cumprir posicionalmente o papel do trinco brasileiro, existia um fosso grande entre a zona de ligação do Benfica e os seus elementos mais adiantados. Quase que a equipa partida em 2 em organização defensiva e transição ofensiva. Até porque Martins nunca ocupou bem os espaços.

- Hulk foi dos piores de Aveiro. Muito mal sob o capítulo da decisão que emprestou às suas acções. Quase sempre batido, poucas vezes revelador dos seus atributos, muitas vezes ridicularizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário