quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A aposta na formação


Bom Dia. Hoje é dia 26 de Agosto. Faltam 6 dias para o fecho do mercado e os clubes, alguns, já há mais de um mês que têm o plantel fechado. As rotinas começam a ser criadas. O modelo de jogo implementado com aquilo que existe. As políticas e objectivos definidos. Os jogadores ganham o seu espaço e outros perdem-no. Uns cimentam a aposta do técnico, e vão agarrando as oportunidades. E há os outros...

Hoje falo de um dos outros. Considerado aos 16 anos (onde foi internacional sub-19) uma das maiores promessas do futebol português dos últimos anos, Nelson Oliveira, uma das caras que integra o futebol profissional do Benfica, no que ao seu quadro de activos diz respeito, encontra-se sem clube. Ou melhor, tem contrato com o Benfica, mas chega ao dia 26 sem ter colocação.

Nelson Oliveira num possível sistema de 4-3-3 que Jesus está a carborar, teria todas as condições para se assumir como uma opção útil. Não estaria em pé de igualdade com Salvio, Jara, Kardec, Cardozo ou Saviola, é certo, mas pelo menos as mesmas condições face ao talento-potencial teria do que Rodrigo, Weldon ou Nuno Gomes.

O miúdo é bom de bola, e sempre o mostrou. Jogador de movimentos de ruptura interiores, onde explora a sua capacidade física, com qualidade técnica, bom em progressão e com um remate forte na zona de finalização, tem todas as condições para marcar uma geração no protótipo de avançado de futuro, coisa que há muitos anos não existe em Portugal.

A aposta na formação foi feita desta forma. Gastaram-se 6 milhões de € num jogador de fora, com a mesma idade e os mesmos requisitos do Nelson Oliveira, ele treina com o plantel, mantém o ritmo, não se sabe se fica ou se sai, e o português... que é feito dele?

3 comentários:

  1. Boas!

    Entendo o teu ponto de vista e faço a mesma crítica ao meu clube (Porto). Deixamos os jogadores emprestados em equipas de nível muito inferior e depois exigimos que tenham nível para a nossa equipa (Ukra e Castro, por exemplo, estão claramente num patamar inferior aos concorrentes nas suas posições, mesmo tendo potencial para serem melhores).

    As oportunidades de fazerem parte de um plantel com aspirações semelhantes aos seus potenciais são escassas e perdem-se imensos jogadores de qualidade nesta "brincadeira" (Bruno Gama, Vieirinha e P.Machado são jogadores que agora são de qualidade mediana).

    Esperemos que jogadores como o Nélson e o Sérgio não sejam "eternos emprestados" porque senão seguirão o mesmo caminho dos outros e os nossos clubes vão continuar a gastar dinheiro desnecessariamente.

    Mas penso que tens aí um erro grave: o Nélson parece que já está colocado no Paços de Ferreira.

    ResponderEliminar
  2. O Nelson era para ir para o Paços mas foi recusada a sua transferência pelo presidente dos castores.

    Um abraço e obrigado pelo comentario

    ResponderEliminar
  3. Parece que sempre foi parar ao Paços, é esperar que dê nas vistas, e tenho a certeza que com Rui Vitória, continuará a evoluir.

    ResponderEliminar