sexta-feira, 30 de julho de 2010

Saviola: A obra prima



-->
-->Do mais sublime e eficiente do ponto de vista da eficácia e importância dentro de um sistema baseado em torno dele. Javier Saviola assumiu-se na temporada passada como o garante principal de um volume ofensivo extremamente eficaz na zona de decisão que o Benfica apresentou e continua a revelar esta temporada.

Saviola destaca-se de todos os outros num aspecto fundamental. A inteligência e velocidade com que executa. Pode ter adversários ao lado, pela frente, ou atrás, mas ele consegue na maioria das vezes decidir bem e ler mais rápido do que todos os outros o movimento seguinte que tem de realizar para retirar boas possibilidades de desenvolvimento do lance.

Sem ser um jogador veloz, assume a palavra velocidade como uma das principais definições do seu jogo. Velocidade de pensamento e de execução, também de progressão com bola, fundamental entre-linhas e na inteligência com que ocupa espaços certos para definir estratégias ofensivas e espaços que permitam ao Benfica resolver com qualidade.

Sobretudo pela "mistura" que Jesus conseguiu fazer do Benfica, baseado na ocupação de espaços defensivos e velocidade em transição de jogadores como Maxi, Coentrao ou David Luiz, a leitura e preenchimento de Javi, a irreverência de Di Maria, o todo o terreno Ramires, o mago Aimar em qualidade e eficiência, este Saviola, e o goleador Cardozo.

Contudo, estou em crer que sem a presença do pequenino argentino seria impossível a todos estes jogadores darem a dimensão seguinte dentro das suas acções pois faltaria sempre algo para explorarem com mais eficiência e eficácia os seus lances.

Javier Saviola joga e permite jogar, resolve quase sempre bem, sobretudo em espaços curtos onde realmente se apresenta muito forte, quer através do drible, pratico mas muito difícil de ser parado, o oportunismo dentro da área, e a capacidade de descobrir espaços e momentos para aparecer em apoio frontal, em rotura, em mobilidade, ou mesmo na finalização.

Não tenho receio em aponta-lo como um dos melhores jogadores a jogar em Portugal nos últimos anos, e certamente que ainda entra no top europeu de melhores avançados completos existentes no futebol de hoje. Fiquem com alguns dos seus melhores momentos:


Sem comentários:

Enviar um comentário