domingo, 25 de julho de 2010

Dimensão pensar, decidir, executar


A diferença entre a eficácia e a inoperância, está no tempo que demora a ultrapassar essas três condicionantes. O poder de decisão, de escolha, e a forma como realizamos, vai alterar, para o positivo ou para o negativo, o objectivo daquilo que queremos realizar.

Ao observar um pouco o futebol de Jaime Valdés, faz-me olhar alguns anos atrás e não deixar de ter a certeza de estar a relembrar o futebol de Pedro Barbosa exactamente nas mesmas características e acções.

Neste 4x4x2 clássico de Paulo Sérgio, Valdés vem dar outra qualidade e, sobretudo, outro critério e experiência ao sistema do treinador do Sporting. É um jogador rodado, com mestria, muito inteligente e, sobretudo, que pensa muito o seu jogo, decidindo quase sempre bem e quase sempre rápido.

A diferença em relação aos outros baseia-se aí. Não é um jogador muito veloz nem intenso nas suas acções individuais, mas sim criterioso e com uma dimensão extra de qualidade em relação ao que existia no plantel do Sporting.

Os leões parecem-me hoje uma equipa mais forte na forma como pensam, na forma como decidem e, essencialmente, na qualidade dos intervenientes que executam. Matías Fernandez parece que será finalmente potenciado e mostrará o seu real valor. É um dos grandes valores do campeonato se for exprimida a sua qualidade. Um pouco à imagem de Valdés mas com outros argumentos, sobretudo ao nível da velocidade e virtuosismo nos movimentos de ruptura com e sem bola.

Ao contrário do que se vem dizendo, não é um Sporting de se desacreditar, é sim um Sporting que pode vir a pecar por não ter tempo, face ao que foi o ano anterior e à necessidade de revelar evidentes melhorias em termos de resultados, para estruturar e potenciar a sua evolução que é notória.

Falta, sob o meu ponto de vista, um avançado de área, um jogador diferente dos "levezinhos" que residem em Alvalade, capaz de dar profundidade ao jogo dos leões. Um jogador forte no jogo aéreo, rápido a executar, forte no espaço curto e com faro de golo. E, claro, a velha questão dos últimos anos deste Sporting, um defesa central mais forte, com mais qualidade, com mais experiência e, essencialmente, com mais estatuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário