sábado, 31 de julho de 2010

O sonho de Veloso e a mão de Costinha


"Concretizar de um sonho". Parece-me inegável que Miguel Veloso é um jogador talentoso e que enfraquece o Sporting. Parece-me também que face à (pouca) motivação do jogador em continuar em Alvalade o negócio acaba por ser positivo para os leões. Mais um produto de Alcochete com a porta da rua aberta.

Tem sido, aliás, um dos principais tónicos desta pré-época do Sporting. Primeiro com as saídas de Adrien Silva e Bruno Pereirinha, a surpresa do mercado, Moutinho, agora Veloso, e futuramente Yannick Djaló. Costinha - e Paulo Sérgio - parecem querer cortar com o passado e a mudança é brusca e radical.

Miguel Veloso, neste 4x4x2 clássico que Paulo Sérgio está a implementar só teria espaço como Lateral Esquerdo e a sua motivação não passaria certamente por aí. Veloso face à sua pouca intensidade de jogo e até alguma agressividade que não tem para o lugar será sempre um bom médio, razoável em termos de ocupação de espaços, forte na primeira zona de transição e com boa qualidade de passe. Contudo, será sempre um igual a tantos outros, enquanto poderia ser um excelente jogador, ocupando a posição de Lateral Esquerdo...

O Sporting desperdiça mais um activo, lucra - e de que forma - com ele, pois acaba por ser mais um produto da formação acima dos 5 milhões para o estrangeiro, mas o retorno em termos desportivos é praticamente nulo. Veloso sai e as hipóteses para a linha de 4 do Sporting a meio-campo começam-se a verificar naturais: Pedro Mendes, Maniche e Zapater para o miolo, Vukcevic, Jaime Valdés e Matías Fernandez para as alas.

A grande preocupação deste Sporting, sobretudo em termos de sistema de jogo, será encontrar uma ponte entre o duplo pivot a meio-campo (que até poderá ser feita em organização ofensiva por movimentos interiores de um dos alas ou apoio frontal de um dos avançados) e a zona de decisão, também com a sua zona defensiva, mas sem dúvida que este 4-4-2 clássico ou encontra uma dinâmica colectiva e de ocupação de espaços muito forte, ou torna-se evidente a sua pouca produtividade actual num futebol com outras exigências e que vem pedindo cada vez mais...

Até já estou a imaginar Saviola entre-linhas nos espaços entre o duplo pivot a meio-campo do Sporting e a sua defesa... Falta ainda outra capacidade de trabalho e de ligação de sectores a este Sporting. E as perspectivas até têm sido positivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário