quarta-feira, 28 de julho de 2010

Benfica: Análise de ritmos


Breves observações já muito discutidas no passado e que vale a pena voltar a relembrar para ressalvar a sua importância. Dinâmica, intensidade, velocidade de execução, capacidade de sacrifício, esforço individual, cansaço psicológico, exploração da performance. O que tem tudo isto em comum e os jogadores do plantel do Benfica Sidnei, Felipe Menezes ou Kardec?

Começando por trás. Para mim Sidnei é o melhor defesa central do Mundo. Para ele, do pescoço para cima. E isso atira-o para o banco de suplentes do Benfica. A concorrência é forte, sem dúvida, mas Sidnei é daqueles jogadores que conseguem aliar todas as características fundamentais de um defesa central. Para além disso ultrapassa-as e explora-as melhor do que quase todos os outros. Porque não singra ao mais alto nível?

O primeiro ponto de debate está encontrado. "O pescoço para cima". Sidnei tem de se capacitar das suas funções e das suas necessidades. Faz-me lembrar um pouco David Luiz em alguns lances de abordagem errados. Sidnei é um central rápido (o chamado falso lento, e digam-me quantos o ultrapassam em velocidade?), forte no jogo aéreo, muito forte fisicamente e no corpo a corpo, dotado tecnicamente (central do futuro), forte em transição e na forma como sai em ataque rápido (centralão do futuro), muito inteligente na leitura e ocupação do seu espaço, forte no desarme, e muito difícil de bater no um contra um.

A pouca capacidade de esforço, a forma como se parece "encostar" à sombra das qualidades que tem, a pouca exigência e ambição consigo mesmo, fazem dele um jogador mediano comparativamente ao que poderia ser. Já dizia o seu treinador no Internacional: "Se o Sidnei trabalhasse no duro, era o melhor central do Mundo". Eu corroboro.

Felipe Menezes. Há poucos dias atrás explorei um artigo sobre ele. E pouco mais há a acrescentar. Dotado tecnicamente, forte no um contra um, muito forte na zona de decisão e no desequilíbrio individual, tem de ganhar outra intensidade, jogar a outra rotação, e com outras exigências. Sobretudo crescer como jogador. É que certamente que há 2 ou 3 anos a esta parte que para Menezes basta "isto" para ser figura... e num contexto europeu, de dimensões diferentes, tal não chega nem para fazer parte de um plantel... Precisa rodar, mas não o percam de vista, vai dar craque!

Kardec é, na minha opinião, o melhor jogador deste Benfica época 2010/2011. Para esclarecer, tem-no sido. Grande pré-época, tremenda evolução, sobretudo nos pontos que faltam aos dois exemplos anteriores. Soube esperar e explorar o seu espaço. Dinâmico, veloz, permite soluções ao treinador em diferentes sistemas, está-se a mostrar tecnicamente dotado e com poder de inteligência e encaixe para perceber (até de mais) o modelo de jogo e os princípios fundamentais deste Benfica. Está em franco crescimento, a desenvolver-se bastante, e aguardem... a este ritmo, vai fazer muitos golos esta época.

Em alguns momentos que o Benfica encontre dificuldades de profundidade para os seus médios de ligação aparecerem, não será de descurar o recuo de Saviola e Aimar para zonas mais baixas de pressão onde possam decidir com mais tempo e espaço, explorando uma dupla que não será assim tão antagónica como alguns querem fazer parecer... O goleador Cardozo, com o aprendiz Kardec.

Sem comentários:

Enviar um comentário