sexta-feira, 23 de julho de 2010

Atenção ao talento português


Parece ser uma luz ao fundo do túnel. Lá bem ao fundo, diga-se, mas a aposta no talento português parece começar a ser uma realidade. Há, esta temporada, na principal liga portuguesa, vários jogadores de inegável talento que podem confirmar boas possibilidades de carreira ao mais alto nível no futebol nacional.

Talvez o modelo italiano de actualmente ser possível inscrever apenas um extra-comunitário seja de seguir, até porque olhamos para a nossa selecção sub-19 e apesar dos bons resultados que tem tido, poucos são aqueles - tal como esperado - que apresentam possibilidade de fixação num clube do cimo da tabela no futebol português.

Os empréstimos e as "rodagens" têm sido uma constante e muitos entram no esquecimento. Percebe-se a total inoperância de alguns treinadores em apostar no talento português pois o resultado imediato é o fundamental, ou não fosse este um mundo totalmente dependente do resultado final. Contudo, já é possível observar vários jogadores nacionais nos quadros das principais equipas do nosso futebol. Fica uma lista dos mais promissores:

Beira-Mar:

Diogo Rosado (20 anos) - Formado no Sporting e depois de uma época no Massamá, chega à principal liga do futebol nacional para mostrar o seu talento. Posição 8 ou 10, pé esquerdo de grande valia técnica, muito forte na zona de construção através do passe ou drible, muita atenção à sua meia distância e critério com que ordena todo o futebol ofensivo da sua equipa.

Benfica:

Fábio Coentrão (22 anos) - Época de consolidação. Grande temporada realizou o ano anterior, com o culminar no Mundial onde foi, por ventura, o jogador nacional em maior foco. Ao nível do ano passado, não fica muito mais tempo por Portugal.

Porto:

Castro (22 anos) - Personificação de jogador à Porto. Enfrenta forte concorrência e aparentemente, poucas serão as possibilidades de se assumir já esta época. Muito aguerrido, forte no um contra um, grande pulmão, inteligência no preenchimento de espaços e muita irreverência em transição ofensiva, vai dar que falar.

Ukra (22 anos) - Já o tinha dito o ano passado, é um dos elementos que fazia falta na sua casa mãe depois do empréstimo ao Olhanense. Jogador de flanco, forte no drible e no desequilíbrio em progressão, eficaz, talentoso, e muito irreverente. Vai surpreender.

Moutinho (23 anos) - O ano do tudo ou nada para ele. Mais confiante do que nunca, provavelmente mais motivado e com vontade de provar tudo o que realmente tem. Nunca fui muito apreciador do seu futebol, pela falta de criatividade e imprevisibilidade que oferece jogando na posição 10 (onde se tentou fixar em Alvalade), mas reconheço-lhe toda a eficácia e qualidade de processos, equilibrando e dando a este Porto uma maturidade que não tinha desde Lucho González.

Ruben Micael (23 anos) - Pode crescer muito com a presença de Moutinho para o libertar para outros terrenos. Vem em grande crescimento e parece ser este o seu ano de afirmação. Criativo, rápido, inteligente, vamos ver até onde promete ir.

Paços de Ferreira:

David Simão (20 anos) - Digo-o sem reservas, um dos melhores pé esquerdos do campeonato. Se conseguir imprimir dinâmica e intensidade nas suas acções, vai ser dos melhores da sua equipa. Faz todas as missões do centro do terreno, muito forte na batuta, critério e organização da sua equipa, vai surpreender muito quem não o conhece. Emprestado pelo Benfica.

Braga:

Pizzi (20 anos) - Explosivo, eficiente, forte no drible, muito eficaz nas suas acções, vai dividir com Hélder Barbosa, Matheus ou Paulo César a possibilidade de titularidade na ala esquerda. Tem tempo para se afirmar em Braga.

Hélder Barbosa (23 anos) - Tem de ser o seu ano de afirmação. Finalmente inserido num contexto de equipa grande onde pode assumir papel importante, vamos ver o que pode oferecer. Velocidade de ponta, virtuosismo, irreverência... vamos ver até onde chega.

Sporting:

André Santos (21 anos) - Pode pegar de estaca. Faz a posição 6 e 8 com a mesma qualidade, bastante inteligente e astuto em sistemas distintos, jogador que permite critério no passe e qualidade na organização ofensiva da equipa, também culto e forte sob o ponto de vista defensivo, sobretudo pela qualidade de posicionamento que apresenta. Atenção a ele.

Diogo Salomão (21 anos) - Se crescer a nível físico pode surpreender toda a gente já este ano. Conheço-o bem desde os tempos de Casa Pia onde fazia um ataque temível com Pedro Santos. Muito veloz, muito imprevisível nas suas acções técnicas, aborda o adversário com objectividade para a baliza.

U.Leiria:

Ruben Brígido (19 anos) - Toda a formação em Leiria e parece que será aposta inequívoca. Posição 10, muito veloz e tecnicista nas suas acções, pode este ano ganhar experiência e ritmos que lhe permitam mais ano menos ano dar o salto. Vai dar que falar.

Vit. Guimarães:

Bebé (20 anos) - Muito forte fisicamente, veloz e com excelente poder de drible, vai ser uma das grandes revelações desta prova. Joga em ambas as alas ofensivas, pode jogar também por dentro, assume-se como um jovem muito promissor.

João Ribeiro (22 anos) - Veremos como se adapta a um nível de exigência maior. Os mesmos predicados de Bebé, com a vantagem de já ter alguns anos de 1ª Liga onde sempre se destacou pelo seu leque variado de dribles e eficácia com vista à zona de finalização. Pode ser o ano de afirmação.

Nacional:

Edgar Costa (23 anos) - Mais um ano para se afirmar. Há quem diga que se tem chegado à 1ª Liga mais cedo seria hoje uma das principais figuras da principal liga do futebol português. Ponta-de-lança rápido, forte no drible e nos desequilíbrios que consegue criar pela fantasia que coloca nos seus lances, chega muito bem em zonas de finalização. Atenção a ele.

Rio Ave:

Vitor Gomes (22 anos) - Já não é jogador de Rio Ave. Desequilibrador, forte na organização, com todas as características de um 10 moderno, tem talento para mais. Ano onde pode dar o salto.

Bruno Gama (22 anos) - Já todos sabemos o que esperar dele. Velocidade de ponta, anarquismo, mas bastante irreverência no um contra um, procura afirmar-se no seu 2º ano de Vila do Conde.

Nelson Oliveira (18 anos) - Emprestado pelo Benfica, já com meia época de Rio Ave, vamos ver até onde pode ir. Tecnicista, veloz, desequilibrador, sem receio de assumir o seu futebol, pode surpreender pelas características que fazem dele um jogador móvel de eficácia acima da média.

Portimonense:

Candeias (22 anos) - Mais um jovem extremo formado no Porto. Veloz, tecnicista, capaz de desequilibrar em ambas as alas, tem talento para se afirmar em Portimão.
Vit. Setúbal:

Ruben Lima (20 anos) - Mais uma época de 1ª Liga, onde vai certamente revelar toda a sua qualidade numa posição cada vez mais carenciada no futebol português. Ninguém diz que é jogador para um grande, mas oferece toda a segurança e eficácia defensiva que se pretende para quem quer sofrer poucos golos.

Regula (21 anos) - À procura de se afirmar. Talentoso, criativo, desequilibrador, quando vai aparecer a 100% no Sado?

2 comentários:

  1. Só 2 comentários:
    1. Nélson Oliveira não vai ficar no Rio Ave. O Rio Ave tem gente a mais no ataque e o Nélson quer jogar.
    2. Não puseste o Nuno Coelho (Académica,ex-Porto) na lista porque não o achas um talento ou esquecimento?

    De resto, é mais ou menos o que penso e é estranho ver a os jogadores sub19 de espanha a terem oportunidades e os nossos (numa liga muito menos competitiva) a serem preteridos a favor de estrangeiros.

    ResponderEliminar
  2. André, apenas uma correção no meu ponto de vista, nao acho que o Helder Barbosa tenha grande velocidade de ponta. Fez uma época no Trofense ( clube qual sou adepto), época que acompanhei, e digo-o sem reservas que o ponto forte do Helder Barbosa é a aceleração com bola. Nao é lá muito de velocidade de ponta, mas é sim explosivo em termos de aceleração.

    Destaco tambem outra característica nao mencionada, no Bruno Gama, capacidade de penetração.

    Acho que o Nelson Oliveira e o Ruben Lima ainda nao estão seguramente colocados nos clubes mencionados aí em cima. O Carlos Brito ja disse numa entrevista que nao ia ficar com o Nelson pois teve outras perspectivas de mercado.
    Cumps

    João

    ResponderEliminar