domingo, 25 de julho de 2010

O físico dos jogadores do Benfica


É uma ciência cada vez mais debatida mas parece-me claro que já ninguém acredita nos picos de forma no que ao rendimento físico dos atletas de alta competição diz respeito. Existe uma linha sem grandes oscilações, com naturais quebras e subidas, mas sempre muito orientada e sem grandes piques.

A questão da fugaz exibição de alguns dos principais jogadores do Benfica esta pré-temporada não me parece algo preocupante mas sim estruturado e programado. O nível de trabalho do Benfica de Jesus sempre assentou na periodização e, quanto a mim, é notório que o nível de trabalho não tem sido tão intenso como na época anterior onde, como foi dito várias vezes por Jesus, era necessário arrasar desde início.

Pelo que tem sido observável, as cargas não têm sido tão intensas como se esperaria, o que nos coloca a certeza de que o trabalho desta época ao nível do rendimento físico e global das questões técnico-tácticas (o Benfica ainda não efectuou uma pressão tão subida em momentos largos do jogo como no ano anterior) está a ser diferente e sobretudo a procurar o máximo rendimento dos seus jogadores numa outra fase da época, perspectivando grandes decisões só no ano de 2011, o que para mim parece-me totalmente correcto.

O mais difícil é conseguir manter a toada e o nível exibicional, ponto onde todos os analistas acreditavam que o Benfica ia fraquejar. Eu próprio escrevi algo semelhante, de que a partir daquela altura da época (salvo erro Fevereiro ou Março) iam acabar as exibições fantásticas, com goleada atrás de goleada, e ia começar o talento individual e a rotina colectiva a fazer a diferença. Nem andou muito longe...

Veremos de que forma este Benfica dá continuidade ao seu trabalho. Parece-me, sem qualquer dúvida, uma equipa muito menos desequilibradora e fantasista do que no ano anterior. É certo que só ontem vimos um dos principais elementos da rotura e da imprevisibilidade dos momentos da fase ofensiva do jogo do Benfica, Fábio Coentrão, não temos ainda o "carrossel" do lado direito, pois Ramires e Maxi ainda não se viram, Cardozo só ontem apareceu, e o patrão lá de trás ainda não está em jogo para por a miudagem na linha.

Apesar de tudo, penso ser necessário efectuar a contratação de mais um jogador mesmo que não existam saídas. Um extremo, capaz de jogar em ambos os flancos. Parece-me ser a principal prioridade, pois o Benfica este ano terá naturalmente de ter momentos de maior largura do seu jogo em alguns encontros, não sendo para isso necessário explorar tantas vezes os movimentos de ruptura de Saviola para um dos corredores como aconteceu a época passada em Braga, por exemplo, que o desgasta bastante e este ano ainda mais.

Estou certo que neste Torneio de Albufeira não iremos ver um Benfica tão dominador nem tão espectacular, mas irá existir uma mudança radical no encontro da Supertaça a 7 de Agosto.

1 comentário:

  1. "Um extremo, capaz de jogar em ambos os flancos. Parece-me ser a principal prioridade, pois o Benfica este ano terá naturalmente de ter momentos de maior largura do seu jogo em alguns encontros, "

    Urreta .

    João

    ResponderEliminar