segunda-feira, 18 de julho de 2011

Urretaviscaya


Testes a sério. Este não foi o primeiro. O primeiro acontece na Luz, num dia de chuva, sem extremos disponíveis, e com o uruguaio a rubricar uma grande exibição frente ao FC Porto. Hoje voltou, pela segunda vez, desde que Jesus é treinar, a integrar-se num grupo já rotinado e com experiência, excepção feita a Bruno César.

Tem sido uma odisseia a carreira de Urretaviscaya na Luz. Se o primeiro empréstimo ao Peñarol é discutível, o segundo ao Deportivo compreende-se e aplaude-se, novo empréstimo ao Peñarol é não mais se não voltar a atrasar a adaptação europeia do jogador. No meio desta indefinição, com o Benfica ao barulho, também, brilha pelas selecções jovens do Uruguai.

Novamente no Benfica, e numa pré-época carregada de jogadores, um dos destaques tem de ser ele. Pela diferença que trás à equipa. É o único extremo do plantel. Extremo na verdadeira acepção da palavra. Jogador vertical, de corredor lateral, predominância clara de linha, procura da linha de fundo e capacidade de servir os colegas na área.

Poucos existem na equipa com a sua velocidade. Ainda por cima Urreta vem mostrando também uma grande capacidade de jogar ao primeiro toque e procurar acelerar o processo ofensivo. Em transição está-se a revelar também importante pela forma como consegue rapidamente descortinar uma boa opção (a imaturidade leva-o por vezes a perder algumas bolas por ser prático nas suas acções).

Se compreendo a vinda de Witsel, claramente necessário, até pelo jogador que é, se Enzo Pérez é um jogador claramente mais, de qualquer equipa, já não se pode perceber a não permanência do uruguaio no plantel. Porque em qualquer que seja o sistema, ele cabe. Até porque é o único do plantel com características únicas para dar largura e profundidade ao jogo da equipa pelos corredores laterais. E se Jesus o pede em várias fases do jogo, tem de ter alguém que o faça.

Aimar é dono do 10. Witsel espreita, também podendo jogar na direita. Gaitán faz os 4 lugares ofensivos. Bruno César (que vem decrescendo) idem. Nolito na esquerda. Enzo Pérez na direita e também a 10. E Urreta, diferente de todos, ou na direita ou na esquerda. Há lugar para todos e tem de haver espaço para o uruguaio.

4 comentários:

  1. Urreta para o ano está no porto.

    ResponderEliminar
  2. É impressionante mas em tudo é preciso ter sorte na vida. Não basta ser bom! Urreta tem futebol a sair-lhe dos poros! Tem talento e classe, apesar da idade. Não se lembram da exibição contra os Andrades, dois anos antes? Poi é, mas JJ está "cego"!

    ResponderEliminar
  3. Há lugar para ele ... mas pelos vistos não o querem ... o SLB é dos Benfiquistas e não devia ser o JJ e decidir pela sua simpatia ou antipatia ... adoro o Urreta e quero vê-lo jogar no meu clube ... é a melhor opção e um grande jogador.

    ResponderEliminar
  4. No meio de tantos empréstimos e contratações, dá para entender perfeitamente que há várias pessoas a trabalhar nas contratações do Benfica. Um departamento que permitiu jogadores como Urreta, Di María, Adu, Sepsi, Yebda, Rodrigo Mora, Nolito, Wass, etc... outro, talvez o treinador, a querer jogadores como o Enzo Pérez, Witsel, Capdevilla, Eduardo, Peixoto, etc... e ainda outro, com Fernandéz, Rodrigo, Matic, Alipio, Garay... Onde encaixa a política e a linha de seguimento deste clube?

    ResponderEliminar