sábado, 16 de julho de 2011

Trabzonspor


Uma história recente (clube fundado em 1967) mas em claro crescimento. Não é surpresa para ninguém o aparecimento desta equipa turca nas competições europeias. Já na temporada passada, as dificuldades que o Liverpool sentiu para garantir o apuramento para a Europe League, faziam crer uma temporada de sucesso para a equipa comandada por Senol Gunes, técnico que comandou a equipa nos anos 90 e que depois de uma passagem pelo comando da selecção nacional e por terras nipónicas, regressou para fazer crescer o clube.

Na temporada anterior venceram inclusivamente a Supertaça Turca. No campeonato, tudo se decidiu até ao último encontro. Cedendo apenas duas derrotas em toda a competição, terminaram com os mesmos 82 pontos que deram o título ao Fenerbahçe por vantagem no confronto directo. Sofreram apenas 23 golos, sendo a melhor defesa da prova.

É uma equipa madura e experiente, coesa no seu sector defensivo, com muitos argumentos ofensivos, mesmo apesar das saídas de Jajá e Yattara para as Arábias e Umur Bulut para França. Irreverente e com grande poder de decisão do meio-campo para a frente, promete criar dificuldades aos encarnados.

As figuras

Onur Kivrak (Guarda-Redes)


É ainda um jovem, como datam os seus 23 anos, mas é um dos esteios desta equipa. Excêntrico e algo louco na sua forma de abordar os lances, é um guarda-redes de amplos recursos, com grandes reflexos e excelente capacidade no um contra um. Não é um monstro físico na baliza, mas a sua elasticidade faz crer isso mesmo aos avançados contrários.

Hrvoje Cale (Defesa Central/Lateral Esquerdo)


Formado nas escolas do Dinamo Zagreb, assume-se aos 26 anos como uma das referências do campeonato turco. Jogador alto, agressivo no desarme, inteligente na ocupação do espaço defensivo, sobe também com alguma qualidade pelo seu flanco.

Serkan Balci (Lateral/Médio Direito)


Uma locomotiva pelo corredor direito. Turco de 27 anos, muito regular (fez 2875 minutos na temporada passada), é um jogador com uma intensidade e dinâmica impressionante, sempre a alta rotação, veloz, com qualidade técnica e poder de drible. Jogador muito semelhante a Maxi Pereira.

Didier Zokora (Médio Defensivo/Interior)


Um dos nomes mais credenciados que aos 30 anos conta com passagem por Sevilla e Tottenham. Jogador de preenchimento de espaços, muito rápido, é em transição ofensiva que mais desequilibra pela sua capacidade de progressão e velocidade com bola.

Gustavo Colman (Médio Centro/Ofensivo)


O jogador mais parecido com Deco que me lembro de ter visto jogar. Amplos recursos técnicos, excelente nas bolas paradas, muita qualidade no passe e visão de jogo. O rei do jogo dos turcos e um dos seus principais artistas.

Alanzinho (Extremo Esquerdo)



A fragilidade física explica o seu afastamento dos principais palcos europeus. De resto, tem muito futebol. Extremamente veloz com e sem bola, forte no drible curto e com muito critério na zona de decisão é, a par de Colman, a figura da equipa.

Adrian Mierzjewski (Médio Ofensivo/Extremo)


O grande reforço para a nova temporada. Aos 24 anos, o ex-capitão do Polónia Varsóvia, pode jogar em qualquer posição do meio-campo ofensivo, destacando-se pela sua capacidade em progressão, raça, dinâmica, e facilidade de remate com ambos os pés. É um jogador feito, muito dotado tecnicamente, e que pode aspirar a outros voos.

Burak Yilmaz (Avançado)


A referência ofensiva dos turcos. Aos 26 anos, é outro jogador feito. Na temporada passada apontou 19 golos na Liga, não sendo um jogador de área. É sobretudo forte em transição, explorando a sua velocidade e irreverência com bola, demonstra grande facilidade de remate e poder de fogo com espaço para finalizar. Muito forte a aparecer vindo de trás.


Sem comentários:

Enviar um comentário