sábado, 16 de julho de 2011

Ídolos: Ricardo Quaresma


Já é conhecida a minha admiração por este jogador desde o tempo que escrevo neste espaço, pelas linhas que lhe dediquei, aqui e aqui, sendo que numa altura em que se fala por esses blogs fora de um hipotético regresso a Portugal, a verdade é que dá vontade de lhe guardar algumas linhas em revisão de todos os momentos que enfrentou na sua carreira.

Como se do seu enorme talento estivéssemos a falar, em analogia, muito grande foi também a discrepância que o extremo português tem atingido ao longo da carreira. Nos momentos maus, alguns que passou, apelidam-no de demasiado inconsequente e pouco regular.

A verdade é que Ricardo Quaresma bem, confiante, motivado, é um jogador tremendamente eficaz, e um dos melhores na forma como alia espectáculo, diversão, virtuosismo, a eficiência e qualidade de decisão das suas acções.



Quaresma estreou-se aos 17 anos na equipa principal do Sporting pela mão de Boloni, onde começou desde logo a mostrar toda a sua irreverência e sentido criativo. Nas camadas jovens do clube leonino teve inclusivé algumas situações caricatas com alguns treinadores, que não gostavam do seu gesto técnico, a trivela, por este ir contra os ensinamentos base de um bom gesto técnico, mas a verdade é que o "cigano" vezes sem conta a utilizava e sempre com efeitos produtivos.

A transferência para Barcelona aparece numa altura ainda inacabada da sua formação enquanto jogador, sendo imediatamente aposta numa equipa em reformulação e em anos de poucos festejos na Catalunha.

Aos 20 anos, durou apenas uma época a passagem de Quaresma por terras espanholas, onde participou em pouco mais de 20 jogos pelos culés, tendo marcado apenas um golo, ele que entretanto se incompatibilizou de forma irremediável com Rijkaard.

Em 2004 transfere-se para o Porto e é nos dragões que assina os principais momentos de magia da sua carreira. Começou imediatamente a fazer furor nos azuis e brancos, ajudando o Porto à conquista da Supertaça (com um golo seu frente ao Benfica), marcando também na Supertaça Europeia frente ao Valência.



Desde aí, tudo é história, tudo são números. Mesmo sem ser coroado com o título nacional, faz 5 golos na época de estreia na Liga e é considerado o melhor jogador do campeonato. No ano seguinte, com Adriaanse, o Porto ganha tudo o que há para ganhar em Portugal, e Quaresma é novamente eleito o melhor jogador do campeonato, também com 5 golos em 29 jogos.

A produção do extremo na hora de finalizar ainda estava aquém daquilo que dele era esperado. Apesar das inúmeras assistências, dos excelentes golos, e de carregar uma equipa às costas, pedia-se ainda mais face ao talento que Quaresma apresentava.

Os dois anos seguintes, corresponderam exactamente ao esperado. 2006/2007, estabelece a marca de 6 golos e 17 assistências, novo record do campeonato, então pertencente a Drulovic na dupla com Jardel. Quaresma assistia e contribuía para muitos dos golos dos dragões. Brilha na Champions, faz golos decisivos, e melhor ainda está no ano seguinte, com 10 golos na Liga sendo eleito o 12º melhor jogador do Mundo pela FIFA.



Em 2008, a sua carreira muda de direcção e numa altura que se previa de verdadeira ascenção face ao seu talento, a curva foi descendente. Transferido para o Inter de Mourinho, não expressou dentro de um futebol táctico e maduro a sua irreverência, sentido dificuldades para se assumir dentro de uma equipa inclusivamente com alguma falta de virtuosismo na zona de decisão.

É então emprestado ao Chelsea onde também não convenceu e acabou por participar em poucos jogos pelos blues. Também a nível de Selecção ressentiu-se e depois de 2008 foram poucos os jogos que efectuou pela selecção numa altura que Ronaldo, Nani e Simão assumiam os lugares de extremos na equipa das Quinas.

Foi então que ao transferir-se para o Besiktas, teve a sua grande prova de fogo. E não desiludiu. Participou num total de 35 jogos pelos turcos, fez golos, 10 ao todo, e alguns de belo efeito, assumiu a liderança de uma equipa em construção com momentos de grande classe e virtuosismo.

Aos 27 anos é um produto inacabado do futebol português. O seu talento é monstruoso. Quer se goste, ou não, do estilo, foi, durante anos, um dos grandes jogadores portugueses. A qualidade técnica, o inúmero menú de dribles, recursos infindáveis de penetrar nas defesas contrárias e as coisas que inventa dentro de campo, fazem dele um jogador com uma carreira ainda aquém daquela que poderia ter atingido.

É que nunca perdeu as suas características e a sua forma de jogar, ao contrário de Cristiano Ronaldo, que se foi moldando num tipo de perfil mais completo e cirúrgico, Quaresma sempre foi classe e espectáculo, e continua nessa linha lógica que fazem dele um dos grandes extremos do futebol europeu. Não é tarde para Quaresma, não é tarde!


Sem comentários:

Enviar um comentário