sexta-feira, 15 de julho de 2011

Axel Witsel - O que esperar?


O Benfica garantiu a contratação do belga Axel Witsel, ao Standard Liége. Parece-me notória a ideia de Jesus, num Benfica claramente a insistir no erro de um sistema que dependia das movimentações e características de dois jogadores que já não conseguem expressar da mesma forma o que lhes era pedido, refiro-me a Ramires transferido para o Chelsea, e Saviola, muitos furos abaixo do que era o seu rendimento no primeiro ano de Benfica.

Witsel vem encaixar na ideia de um Benfica a ligar os seus momentos de jogo, um jogador com características físicas e técnicas para desempenhar essa função, embora, ainda, sem as rotinas necessárias para encaixar imediatamente na possível ideia que Jesus tem para a sua contratação.

Contudo o belga insere-se numa lista das melhores contratações dos últimos anos do futebol português. É um jogador que apesar de ter uma excelente cultura posicional, sente-se como peixe na água num sistema que lhe permita jogar de forma solta, no apoio aos avançados, podendo jogar como foco no corredor central, embora no corredor lateral se sinta também à vontade.

Witsel detém uma excelente capacidade de progressão com bola, penetra muito bem sobre as defesas contrárias, em drible ou em movimentos de tabelas com os colegas, fisicamente é muito dotado, rápido, agressivo sobre a bola, muito forte também no jogo aéreo, mas é sem dúvida a sua qualidade técnica a principal arma, chegando com muita facilidade a zonas de finalização onde apresenta uma excelente espontaneidade de remate de todas as formas e feitios.

1 comentário: