quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que dará Nico Gaitán?


Até ao momento, na preparação da nova época «encarnada», tem sido visível de que forma o substituto de Di Maria pode fazer esquecer a nova contratação do Real Madrid. Não é fácil nem pode ser comparável o momento de adaptação de um e de outro, face ao ponto que Di Maria chegou com 19 anos, e Gaitán chega agora com 21.

Ambos são esquerdinos, mas confesso que na minha análise é esse o único ponto em que ambos podem ser considerados equivalentes. O futebol dos dois difere em tudo o resto. Conhecia Gaitán do Boca mas pouco. Fiquei extremamente agradado com o seu futebol.

Não é um extremo puro, parece-me francamente forte nos movimentos interiores de ruptura, com ou sem bola. Jogador de zona de criação e decisão, exímio nos pormenores técnicos em espaço curto, quer em drible ou em passe em acção de progressão, sem dúvida um jogador com um nível de inteligência muito acima da média e aqui, bem mais preponderante do que Di Maria num sistema mais rígido e menos flexível para as arrancadas do agora jogador do Real.

Di Maria é um jogador explosivo (Gaitán parece-me mais forte na aceleração) mas com uma velocidade de ponta muito superior ao agora reforço do Benfica. Di Maria, num sistema coeso e com poucas alterações estruturais de mobilidade dos seus jogadores, com a excepção do elemento fulcral de todo o processo ofensivo do Benfica - Javier Saviola - a equipa dependeu, sempre, muito da irreverência e da anarquia propositada dos movimentos de Di Maria.

Gaitán vem dar algo diferente. Mais previsível em termos posicionais e de movimentação, muito mais forte em espaços curtos e zonas de pressão mais intensas, sem tanto poder de velocidade no corredor e de desequilíbrio em largura, mas com mais qualidade no último terço e sobretudo maior qualidade de eficácia e eficiência na zona de decisão/finalização.

Tecnicamente parece-me um jogador muito dotado, forte no drible, algo natural nele, e que vai poder desempenhar as funções de 11, 7, 8 e inclusivamente a posição 10. Claramente um acréscimo em termos de eficácia e funcionalidade dentro de vários esquemas e sistemas de jogo.

4 comentários:

  1. Concordo com o que escreveste...mas achas que qualitativamente e mais concretamente em termos de resultados a equipa não se irá ressentir? estamos mais equilibrados mas menos desiquilibradores...

    ResponderEliminar
  2. O que são alterações estruturais de mobilidade? E como se pode dizer que o Benfica dependeu, sempre (!?!), da irreverência e anarquia dos movimentos de Di Maria?
    Gaitan mais previsível em termos posicionais que Di Maria? Concordo que Gaitan não tem tanto poder de velocidade no corredor e de desiquilíbrio em largura, pois é um jogador mais interior que Di Maria. Mas como se pode dizer que tem maior qualidade de eficácia e eficiência na zona de decisão/finalização em apenas 4/5 jogos? É que Di Maria foi o jogador com mais assistências!
    Finalmente, neste sistema táctico do Benfica, qual é para si a posição 8?

    Obrigado.
    João Vargas

    ResponderEliminar
  3. "Concordo com o que escreveste...mas achas que qualitativamente e mais concretamente em termos de resultados a equipa não se irá ressentir? estamos mais equilibrados mas menos desiquilibradores... "

    Concordo plenamente. Esse é um dos meus principais receios. Parece-me hoje uma equipa bem mais equilibrada e menos fantasista.

    "O que são alterações estruturais de mobilidade?"

    Face à mobilidade dos jogadores nas diferentes fases de jogo (rotura, apoio, cobertura), a equipa tem alterações de estrutura e de esquemas, nas diferentes fases do jogo quer ofensivo ou defensivo.

    "E como se pode dizer que o Benfica dependeu, sempre (!?!), da irreverência e anarquia dos movimentos de Di Maria? "

    Saviola foi o jogador mais importante e fulcral sob o ponto de vista da inteligência e da forma como aparecia entre linhas e explorava essa situação em movimentos de ruptura 1x1 ou 2x1 que facilitou imensas situações de ataque.

    Numa defesa mais fechada e melhor organizada sobretudo na ligação entre os 2 centrais e a posição 6, o jogo e a dependência em Di Maria eram evidentes, pela forma como saía para o ataque em velocidade e pela criatividade que colocava nos seus lances.

    "Mas como se pode dizer que tem maior qualidade de eficácia e eficiência na zona de decisão/finalização em apenas 4/5 jogos? É que Di Maria foi o jogador com mais assistências!"

    Di Maria foi com mais assistências numa época. Sempre me pareceu um jogador fraco na zona de decisão, na regularidade e eficácia dos seus movimentos. Viu-se em Marselha por exemplo, falhou 2 golos feitos no espaço de 5 minutos. Contra adversários mais fortes o pormenor faz a diferença e Di Maria sempre me pareceu precisar de vários lances para aparecer com qualidade.

    "Finalmente, neste sistema táctico do Benfica, qual é para si a posição 8? "

    O Benfica joga com 2 médios interiores em organização defensiva, desdobrando-se depois num 4-1-3-2, embora as tarefas e movimentações do jogador do lado direito (pelas suas dinâmicas e características) sejam diferentes das do lado esquerdo. Ramires em situações de transição e organização da fase defensiva ocupou imensas vezes pelos seus movimentos de apoio ao centro o papel de 8, sendo até o próprio Aimar em transição ofensiva, em variadas situações de pressing alto, mais um 6 do que propriamente um 10 pois a primeira zona de decisão passou impreterivelmente por ele.

    No futebol de hoje, os 10 românticos, à antiga, assumem-se em várias situações de jogo dentro das dinâmicas que ele lhe oferece quase como um 6, desposicionando o lugar 10 em organização ofensiva. Foi assim Rui Costa nos últimos anos, foi assim Riquelme, tem sido assim Verón, e vai sendo assim Aimar, em muitas situações.

    Cumprimentos e obrigado pelos comentários

    ResponderEliminar
  4. Estou a gostar imenso das primeiras indicações e parece-me que Jesus está a apostar claramente nele para a titularidade. Ainda precisa apreender alguns conceitos tácticos desejados por Jesus, daí passar grande parte dos jogos a dar-lhe indicações. Parece-me claro que é uma grande mais valia.

    ResponderEliminar