sábado, 23 de janeiro de 2010

Prospecção Nacional (Médios) - Lassana Camará


Lassana Camará (SL Benfica)
Idade: 18 anos
Peso: 63kg
Altura: 172cm
Nacionalidade: Português (nascido na Guiné)

Hoje desloquei-me ao Seixal para ver o derby de Juniores e, durante alguns instantes, tive a nostalgia de voltar a ver um jogador que tantas alegrias me deu e tanto abrilhanta os olhos de um amante do futebol. O verdadeiro Saná, que eu pensei estar adormecido, apareceu aos poucos, ainda sem o mesmo nível de brilhantismo, mas com rasgos do seu verdadeiro futebol.

Vi o Saná chegar ao Benfica com 15 anos e entrar como titular no meio-campo da equipa A então todo poderoso (Leandro Pimenta, David Simão e Vítor Pacheco) e impor-se como titular absoluto, num papel preponderante da ligação de sectores pela dimensão fantástica que tem o seu futebol ao nível do preenchimento de espaços.

Lassana é um jogador de grandes recursos técnicos, pode jogar como 8 ou 10, sendo que é mesmo no papel de box-to-box que melhor exponencia o seu talento. Jogador de espaços curtos, de grande qualidade a deambular com bola e na forma como vai ultrapassando adversários em progressão, denota grande cultura táctica e sentido posicional, devendo melhorar, contudo, a forma como alonga o seu jogo, sobretudo no passe longo e na forma como visa a baliza.

Apesar da sua baixa estatura é um jogador muito forte no contacto físico e na forma como trabalha e luta pela bola a meio-campo. Recupera muitas bolas e sabe sair a jogar. Grande talento, mas que se eclipsou e não teve a evolução esperada nestes últimos 18 meses. Vamos ver se regressa o génio...

4 comentários:

  1. Finalmente André, esta era a crónica que eu já esperava a algum tempo, e vem mesmo a propósito. Hoje quando vi o Sana jogar, fez me recordar aquela época de ouro de 2007/08. E aquele jogo que fez nos juniores no CFC frente ao porto em que entrou e partiu completamente tudo. Um desconhecido para muitos que não acompanhavam os juvenis, marcou o golo de cabeça no meio dos gigantes centrais do porto.

    ResponderEliminar
  2. Que bem me recordo desse jogo. Ainda hoje falei com um amigo sobre esse dia, o Ruca do Porto a fazer asneiradas e a dizer que matava os adeptos, foi um dia de verdadeiro inferno no Seixal, o público estava em polvorosa e ganhámos o jogo graças à força vinda das bancadas.

    Quanto ao Saná é realmente um jogador fabuloso mas que ainda não o vi no melhor da sua forma estes últimos 2 anos. Vamos esperar que regresse... porque se o fizer...

    Obrigado pelos comentários,

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Cá eu, acho que nao vamos voltar a ver o Saná de outros tempos.

    Particularmente, acho o Joao Alves muito mau treinador de juniores, pelo que isso influenciou o sub aproveitamento de jogadores como o Saná, David Simao, André Soares, etc..

    Espero que o Diamantino esteja a fazer as coisas bem..
    Que achas do Diamantino e desta equipa de juniores André ?

    cumps

    ResponderEliminar
  4. Boas Adérito.

    Em relação ao trabalho do Diamantino prefiro não fazer qualquer conjectura para já. Hoje em dia, um treinador de Juniores continua a ser um formador mas sem o mesmo papel preponderante que se tinha há 3 ou 4 anos atrás. Hoje em dia a profissionalização e especialização é cada vez maior conforme se sobe escalões e um treinador de Juniores de um Benfica parte para um trabalho bem mais especializado e de evolução aqui e ali mas muito menos do que acontecia há alguns anos.

    Individualmente, o Nélson Oliveira parece-me que terá dificuldades no Rio Ave como tive oportunidade de escrever num post anterior.

    O Mário Rui é um jogador muito dotado e que aprecio bastante, mas tenho algum receio face à sua altura e a ser muito mais jogador ofensivo do que defensivo, embalado. Parece-me que o Mário Rui na Vitalis, emprestado, tem de ser acompanhado ao pormenor, pois é muito fácil cometer-se erros de avaliação e ele pode acabar até como extremo, o que o torna banal, e perde-se um grande grande jogador.

    O Francisco Junior é um Yartei, mais um Yartei do que um Saná e claro está, o Saná dos velhos tempos, apareceu aos poucos, tal como um Dick cada vez mais mandão e maduro em termos competitivos. O futuro do Benfica desta equipa parece-me que irá passar essencialmente pelo Junior, Saná, Roderick, Mário Rui e Nélson. Para um dia chegar a titular do Benfica... a minha aposta é Ruben Pinto, mas vamos com tempo.

    André Sabino

    ResponderEliminar