terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um plantel grande, ou um grande plantel?


Cada vez mais vou formulando uma ideia que finalmente começa a transparecer como um motivo de discussão correcto sob o ponto de vista daquilo que é a principal qualidade que um treinador tem de demonstrar: preparação. Um dos pontos fundamentais de uma boa preparação, que se faz normalmente antes do início dos trabalhos de campo, ou seja, na pré-época, prende-se com a necessidade que o treinador tem de escolher um plantel.

Já lá vai o tempo em que os clubes definiam a meta de 25 a 26 jogadores por temporada. No entanto, hoje em dia, ainda sou surpreendido com notícias que dão conta de 31 (!) jogadores num treino do FC Porto neste mês de Janeiro, ou na quantidade de jogadores que todos os dias estão à disposição de Jorge Jesus no Benfica: 32 jogadores.

São realmente números absurdos para aquela que é, na minha óptica, a forma mais correcta de se preparar uma equipa de futebol sénior. Hoje em dia, os espaços são curtos, a dimensão de futebol dos jogadores tem de ser cada vez mais forte sob o ponto de vista das dinâmicas e intensidades em reduzidos espaços de jogo, e os plantéis não devem fugir à regra.

Um treinador que tenha no seu plantel cerca de 21 ou 22 jogadores (o que lhe confere 2 atletas por posição) irá centrar o seu trabalho, primeiro do que tudo, em exercícios mais completos e mais exigentes nas dinâmicas e intensidades que lhes imprime pelo facto de, imaginando, num exercício de repetições, os jogadores estarem mais vezes em "treino" e o treinador possa estar mais atento e disponível para correcções ou atenções para com eles.

Torna-se, por outro lado, mais fácil a integração de jogadores jovens nos trabalhos. Não só nos treinos (o que é essencial para o seu desenvolvimento pois integram espaços mais fortes, que lhes conferem mais motivação e empenho sob as suas exigências) como também possivelmente em jogo, caso alguém falhe por lesão ou castigo.

É também bem mais fácil formar um grupo forte, unido e coeso se houverem poucos elementos e todos tiverem de demonstrar, naturalmente, um conhecimento maior entre si. 20 jogadores terão mais oportunidades de conviver juntos, criar laços entre si, do que 30 ou 32...

Também no compromisso que eles próprios traçam não só com eles, como com os treinadores, com os colegas, ou com o grupo. 22 jogadores é um número curto, onde a qualquer momento todos podem ser chamados a desempenhar qualquer função e isso garante-lhes não só maior motivação, como maior interesse e espírito de entre-ajuda entre todos.

Há também um outro factor que mais salta à vista. Devido ao reduzido número de jogadores, todos os integrantes terão naturalmente maiores oportunidades, logo maior competitividade e uma modelagem evolutiva muito maior, não só ao nível da metodologia do treino como em termos de ritmos e intensidades competitivas, estando sempre prontos a qualquer altura para desempenharem funções do interesse do grupo, com resultados mais positivos.

O melhor exemplo de tudo isto é o Barcelona de Guardiola, que tem no seu plantel, e antes de somar, escrever: Valdés e José Pinto; Dani Alves, Piqué, Marquéz, Puyol, Milito, Maxwell, Chygrynsky e Abidal; Xavi, Iniesta, Keita, Sergio e Touré; Ibrahimovic, Messi, Bojan, Henry e Pedro. Eu contei 20. Juntando os miúdos da cantera que aos poucos vão integrando os trabalhos: Jeffrén, Thiago Alcantara e Assulin, chegamos ao número de 23 jogadores, já contando, portanto, com os atletas que muitas vezes nem com o plantel principal trabalham.

É sem dúvida um óptimo exemplo. Guardiola quando lança um suplente, ele entra sempre com perspectivas de poder resolver. E é isso que não vemos nem no Benfica, nem no Porto, nem em Portugal de uma forma geral. Tudo bem que a qualidade é naturalmente diferente. Mas a diferença está exactamente na forma como se prepara psicologica e metodologicamente um jogador para uma competição, ou para um simples treino.

Uma questão para reflectir...

Sem comentários:

Enviar um comentário