domingo, 31 de janeiro de 2010

Franco Jara, de mecânico em sublime poeta


A analogia não poderia ser mais correcta. São raros, muito raros até, os jogadores no futebol de hoje que conseguem juntar as características de guerreiros e trabalhadores sacrificados, a uma subtileza e qualidade técnica apenas ao alcance dos grandes artistas.

Quando há uns meses comecei a falar neste jogador e em Boghossian, que estão no top 3 de avançados da montra argentina, completando o lote Mauro Boselli que ainda ontem tive oportunidade de ver actuar frente a Franco Jara, estava já ciente que Portugal poderia ser um destino possível, até pela grande influência que os clubes nacionais têm nos dias de hoje no mercado sul americano.

O Arsenal de Sarandí tem tido nos últimos anos nomes interessantes ao nível da formação e Franco Jara surpreendeu meio Mundo no torneio de Toulon onde participou e tive oportunidade de o conhecer.

Desde logo me saltou à vista como poderia ser o avançado o jogador mais aguerrido e mais disponível para o pressing que a Argentina tinha. Depois comecei a constatar ser uma situação frequente nele. Corre kilómetros, é incessante na luta pela bola, os defesas com ele dificilmente terão sossego caso seja opção do treinador fazer uma pressão alta como o Benfica tão bem executa.

Jara com bola, é também algo muito raro de se encontrar. É um jogador culto, com expressão de avançado completo. Pode jogar sozinho na frente, ou no apoio a outro jogador mais fixo, jogando ele em movimentos de rotura a partir de espaços mais recuados. Dotado tecnicamente, utiliza ambos os pés em drible ou finalização, bom no passe e nos movimentos nas entre-linhas do adversário, é muito espontâneo e inteligente na hora de abordar o drible, a assistência ou a finalização.

É muito forte de cabeça e rápido na procura de espaços, também veloz em progressão e na forma como sabe segurar a bola e procurar que a equipa suba e lhe propicie um apoio mais próximo. Os últimos três grandes nomes que na minha opinião a Argentina deu para o futebol mundial como avançados chamam-se Carlitos Tevez, Sergio Aguero e Lisandro Lopez. Não esquecendo Higuain. Jara tem um pouco de Tevez na forma de abordar a pressão e a garra com que vai a todos os lances, denota a inteligência e mestria técnica de Aguero e a frieza e qualidade de movimentos de Lisandro.

Não tenho qualquer receio em dizer que Franco Jara se evoluir, se ganhar outra dimensão, pois o seu futebol é actualmente extremamente completo, se tiver espaço e com certeza que o terá, é um jogador que o Benfica poderá ver-se na eminência de efectuar muitos esforços para o segurar nas suas fileiras mais do que 3 ou 4 temporadas. Claramente um jogador para vingar e ser cabeça de cartaz. Eu aprovo, e muito, aliás, desde sempre quis ver o Benfica confirmar, como o fez hoje, à CMVM, esta contratação.

Recomendo este vídeo, para quem quiser perder (não é perca de tempo) 20 minutos a ver Jara.


3 comentários:

  1. Obrigado André por mais uma vez nos dares as pinceladas perfeitas para explicares um jogador. Gostei do que li, acompanhado do que vi, jogador de fazer crescer água na boca, técnica apurada, orça e garra! 1.82m com cabedal ... mau mesmo é ter de esperar até Maio.

    Abraço
    Manuel Camões

    ResponderEliminar
  2. Já aqui tinhamos falado do Jara, grande reforço do Benfica. Jogador que me impressionou imenso com a sua técnica e com a vontade com que procura a bola. Como já aqui foi dito no comentário anterior, "mau mesmo é ter de esperar até maio."

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários. A ver vamos se não foge em 3 minutos... como o Kléber eheh.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar