quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Balboa, um case study


O tormento de Javier Balboa no Benfica parece ter, finalmente, chegado ao fim. Os jornais desportivos acabam de noticiar o seu empréstimo ao Cartagena, um clube da 2ª Liga Espanhola que procura neste mercado bons reforços para atacar a luta pela subida de divisão (encontra-se no terceiro lugar).

Os adeptos do Benfica rejubilam com esta transferência, pois lá se livraram de mais um. Alguns pontos em relação a isto. 1- Balboa não se ofereceu para vir para o Benfica. 2- Balboa custou 4 milhões de euros. 3- Balboa é pago a peso de ouro. 4- Balboa entrou em 15 jogos, perfazendo pouco mais de 20 minutos por jogo. 5- Balboa foi aguentado apenas um ano e poucos meses mais no clube, custando o que custou.

Alguns assobiam para o lado e apontam as responsabilidades para o jogador, que de facto as tem, mas eu prefiro olhar para as coisas de outra forma. O Benfica contratou um treinador, Quique Flores, e deu-lhe plenos poderes (como está a dar a Jorge Jesus) para por e dispor de nomes e opções negociais.

Não me parece razoável e muito menos boa política. O Benfica tem de ter uma linha estruturada que precavem essas situações. Se um dos investimentos actuais e recentes é um Departamento de Prospecção para o futebol profissional, então porque um ano volvido as contratações de Binya, Halliche, Sepsi, Adu, Di Maria, Andrés Diaz, jogadores vindos na óptica do que se chama prospecção e trabalho de observação, se muda completamente a política e passam a ser os treinadores a ditar os recursos do clube e quem querem e não querem nos quadros?

Regressando ao assunto Balboa, é de facto confrangedor ver um jogador passar pela situação que o madrileno (com nacionalidade da Guiné Equatorial) passou em Lisboa. Desde aposta inegável, a barrado pelos seguranças do Estádio para ver um jogo da sua equipa, a reclamar salários em atraso, foi uma viagem extremamente rápida na vida de Balboa e certamente não guardou boas recordações desta nova experiência na sua carreira.

Não nos podemos esquecer que os jogadores não são mercadorias. E possivelmente Balboa não foi tratado da forma que um ser humano merece. Não o considero mau jogador. Acho que Balboa tem um problema muito grande para o futebol actual. Gosta pouco de trabalhar e é muito fraco a reagir às adversidades e momentos de maior pressão. Foi na tragédia grega frente ao Olympiakos, com o resultado já feito (goleada sofrida pelo Benfica) que quando entrou fez os seus melhores minutos de águia ao peito - sintomático.

É um jogador de flanco com bons recursos técnicos, não é mau tecnicamente, gosto do seu poder no drible e facilidade em ir à linha, muito veloz, falta-lhe claramente o psicológico e a vontade de triunfar, leia-se ambição, para ser alguém no futebol. Se algum dia o ganhar, poderá escrever uma história diferente na sua carreira. Caso contrário, irá manter esta triste e pálida imagem de si próprio.

3 comentários:

  1. Excelente análise e... grande mudança de "visual" do blog. Muito melhor agora!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, também acho que está melhor assim. Contudo queria alterar um pouco mais. A ver vamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo em quase tod aquilo que dizes, principalmente quando dizes que o Balboa não gosta de trabalhar. Realmente, ele tem potencial, já o mostrou... bastava ser mais esforçado e aplicar-se nos treinos.
    Para além desse jogo que mencionas-te, também esteve bem no último jogo da época passada frente o Belenenses, onde assistiu o Mantorras para o golo.

    O blog melhorou com esta mudança de visual, continua.

    ResponderEliminar