sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Franco Jara para "rebentar", Kléber namoro antigo e um senhor dilema em Alvalade


Muito mais do que compreender certo tipo de negócios, como por exemplo o empréstimo de Rentería ao Braga pelo Porto (o terceiro classificado a emprestar e a reforçar o primeiro é algo que nunca vi) é importante olhar para o nível de preparação antecipado que o Benfica vem demonstrando esta época e que finalmente começa a dar os seus frutos.

O trabalho preparatório, de pré-época, até antes dela se começar a desenrolar, surge como 50% dos fundamentos necessários para a realização de uma época de qualidade, na minha opinião. Aliás, basta olhar para este simples exercício: Benfica com um Verão de tranquilidade, finalmente, e os resultados são estes. Um Braga estruturado e sem mudanças (equipa base), aí está. Porto e Sporting com "receio" de dar um abanão - necessário -, sobretudo pelas perdas dos primeiros e pela fraca qualidade dos segundos, vêm-se agora numa situação delicada de ter de despender grandes quantias, pois nenhum clube gosta de ver os seus melhores intérpretes sair a meio da época, e um Porto à deriva, que pelo que trarão Ruben Micael e Kléber ao jogo dos azuis a metodologia de jogo da equipa terá de ser naturalmente diferente, até o próprio sistema táctico, que se deverá fixar agora num possível 4-4-2 em Losango (é o que melhor potencia os jogadores) mas são formas e conteúdos completamente inatingíveis numa altura tão essencial da fase competitiva em que nos encontramos.

Conheço bem o Kléber e o Porto garantiu, sem sombra de dúvida, um grande jogador. No entanto, tenho algumas dúvidas. Elas prendem-se com o baixo ritmo de jogo a que está habituado e desenvolve o seu futebol. É certo que é um jogador mexido (a espaços), de desequilíbrios, um quebra-cabeças, jogador de corredor central para jogar no apoio ao avançado ou a municiá-lo, não tanto um 9, mas que vai ter de jogar na frente, ao lado de Falcão. São dois jogadores que se poderão complementar bem, mas estão longe de serem gémeos perfeitos ou, sobretudo, parceiros ideais. Neste Porto encaixava que nem uma luva um jogador ao estilo de Jankauskas. E parece-me má gestão de activos a forma como se desprendem de Farias, possivelmente, o jogador mais sub-aproveitado dos últimos anos em Portugal.


Quanto ao Sporting, a péssima gestão de Bettencourt conhece agora, finalmente, aqui e ali frutos positivos. Os mais cépticos questionam a origem do dinheiro, muitos falam no contrato com a Sagres, outros na dependência financeira que obtiveram com o empréstimo da câmara do dinheiro para o pavilhão que pode estar a ser usado neste mercado.

Para já, mais de 6 milhões de euros por Pongolle é uma brutidade. Gosto do jogador, tem talento, mas está longe de ser um jogador a valer tamanha franquia e até questiono se será um jogador assim tão superior a Yannick Djaló ou Liedson. Djaló é outro problema, não o acho mau jogador, mas adiante.

Pedro Mendes surge como alternativa a Ruben Micael e sem dúvida alguma um grande reforço. É um estratega, um jogador de espaços recuados na zona de construção, de critério e qualidade do passe. Hoje em dia, é um 6, num Losango pode ser um Interior. Como encaixará com Moutinho e Veloso? Parece-me lógica a medida do Sporting precavendo a saída de Veloso no final do ano.

E para o imediato? Como coabitarão Veloso e Mendes no mesmo espaço de terreno? É que Pedro Mendes até pelos seus ritmos e conhecimentos do jogo, procurará um espaço muitas vezes pisado pela batuta que Miguel Veloso gosta de por no jogo. Um caso para Carvalhal resolver, e vamos ver de que forma (Se isto não obrigará à fixação do 4-3-3).



A Bola Branca assegura hoje que Franco Jara é reforço do Benfica. Já aqui tive oportunidade de falar nele e nesta altura parece-me, de longe, o jogador mais forte que o Benfica ou qualquer outro clube em Portugal poderia fechar para a frente de ataque. Eu quando vejo Jara actuar continuo à procura de défices no seu jogo. Não encontro pontos fracos. É um jogador demasiado completo para a idade, penso ter tudo para fazer uma grande carreira de águia ao peito.

Para o Benfica, que parece que terá uma debandada de nomes fortes no final do ano, o futuro começa a ser visível. Só gostaria que o colega de equipa de Jara, Ivan Marcone, tivesse a possibilidade de seguir viagem com ele. O Benfica ganharia um jogador para 10 anos ao mais alto nível.

2 comentários:

  1. André,conheço-te pelo q escreves num outro fórum.
    Há alguns anos atrás verifiquei que a minha paixão benfiquista nao ficava saciada apenas com o futebol sénior, Decidi seguir a formação e após uma pesquisa pela internet apareceu um blog teu com as crónicas dos jogos dos miudos,esse blog levou-me a conhecer o fórum ser benfiquista e é dai que conheço o teu trabalho.
    Eu como apaixonado da prospecção revejo-me totalmente neste teu texto, o porto fica sem dúvida muito mais forte com o gladiador, embora não acredite que jesualdo jogue em 442.
    em relação ao jara, já o conheço À algum tempo e partilho 100% da tua opinião, não encontro pontos fracos. crack da cabeça aos pés.
    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Olá Bruno, obrigado pelas palavras. Realmente o futebol de formação é um bichinho muito forte que quando se gosta e se começa a acompanhar é muito difícil afastarmo-nos dele. É o futebol genuíno!

    Saudações

    ResponderEliminar