sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Porquê o 2-3-1 na formação?


Sou, desde sempre, defensor que o 2-3-1 é o sistema fundamental para os miúdos jogarem nos escalões de formação. Talvez por também ter jogado nele, quando pratiquei, sempre me acostumei a observar o 2-3-1 como o sistema mais equilibrado não só ao nível do preenchimento dos espaços e das dinâmicas de jogo no futebol 7, como essencialmente pelo desenvolvimento e experiências que os miúdos vão adquirir para o futebol de 11, que começa logo a fazer algumas selecções e a mostrar quem está, e quem não está, preparado para seguir o futebol de nível mais exigente.

Começando pelos 2 defesas, podemos chamar-lhes defesa direito e defesa esquerdo, defesa central direito e defesa central esquerdo. Só por este simples pormenor já faz um pouco da diferença. Um miúdo em 2-3-1, saber-se-à posicionar de forma correcta quer o adversário jogue com 1 ou 2 avançados, e irá aprender as nuances básicas da posição e imprimi-las em jogo. Tem de saber marcar, saber sair a jogar (será sempre a 1ª fase de transição), saber abordar o desarme, cair no corredor, bascular ao centro (caso o seu companheiro de sector descaia num dos lados) e dobrar exactamente o médio lateral de um dos lados.

Confesso que fico "doido" quando vejo equipas de 7 a jogarem com líberos, que os ensinamentos que esses miúdos têm ao longo do jogo é apenas fazer o desarme. Tudo bem a equipa ganha e tem uma linha defensiva intransponível. E o que acrescentará esse miúdo no escalão seguinte, com miúdos de outra faixa etária, mais desenvolvidos e com outra capacidade? E naturalmente aplicando a lei do fora de jogo e a incapacidade do miúdo para perceber todos os momentos do jogo...

Quanto aos 3 da linha do meio. Um na direita, outro na esquerda. Serão, muitas vezes, os primeiros elementos de construção, irão saber marcar, abordar o desarme, procurar o drible e superioridade numérica em desequilíbrios, irão aparecer sempre em zonas de finalização e criação. Saberão bascular dentro, e procurar roturas pelo flanco ou pelo corredor central. Tanto defensivamente como ofensivamente terão uma "formação" completa. O médio centro, de forma igual. Aprenderá a marcar ao homem ou à zona, saberá pegar no jogo desde trás e aparecer em finalização, combinar com os corredores e criar desequilibrios pelos corredores (central ou laterais)... vai-lhe permitir adquirir as experiências necessárias para desempenhar os papéis de 6, 8 ou 10 no futebol de 11.

O avançado não foge à regra do resto da equipa. Pode fazer o papel de jogador mais recuado, criador de espaços, tem de saber tabelar com os colegas, finalizar, estimular-lhe o sentido de pressionar na linha defensiva contrária, procurando saber aparecer entre linhas para jogar ofensivamente... no futuro poderá desempenhar qualquer posição ofensiva.

Esta é a minha visão sobre o melhor sistema a adoptar para a formação. Para além das vivências individuais e experiências adquiridas, os jogadores saberão desta forma encontrar dentro do 2-3-1 um conjunto de nuances ao nível da sua metodologia de jogo possíveis que se enquadrarão de forma perfeita no futebol de 11. Falo do passe de ruptura e espaço entre linhas entre médio centro e avançado ou médio ala, falo das combinações pelos corredores entre médio ala e defesa de um dos eixos com superioridade numérica na linha, falo de linhas de passe oferecidas pelo médio para virar jogo no lado contrário e o avançado fazer apoio próximo para arrastar o bloco defensivo contrário...

Formar, é muito mais do que apenas ganhar...

5 comentários:

  1. André, o que achas do Oscar ex São paulo?
    Obrigado

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  2. André, que dizes do 3-2-1??
    Abraço
    maxi04

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  3. Boas.

    Em relação ao 3-2-1, tudo vai depender das variantes do sistema em termos de organização defensiva. Se esse sistema incorporar um jogador a fazer de "líbero" acho que se perde completamente todos os conceitos razoáveis porque se deve reger um treinador de formação. Esse miúdo líbero, tudo bem que irá limpar muitos lances e a equipa tem uma defesa sólida, mas que tipo de aprendizagens teve ele ao longo do jogo? Soube marcar? Soube sair em antecipação ou com bola controlada? Soube ler e gerir os variados momentos do jogo? Acho errado, mas são opiniões de quem treina...

    Quanto ao Óscar, já falei dele num post anterior na caixa de comentários. Acho um jogador muito dotado, com grandes qualidades técnicas, mas este diferendo pode comprometer a sua evolução imediata. Vamos ver... acho que faria todo o sentido ele continuar no São Paulo.

    Um abraço,

    Andre

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  4. Exacto, reparo sistematicamente que os treiandores que usam esse sistema(3-2-1), o jogador que fica no meio da defesa é sempre o mais "calmairão" e que tem apenas a função de destruir jogo, normalmente.
    Sendo que os 2 miudos do meio campo, já são miudos com outras caracteristicas técnicas, que tratam melhor a bola.SEndo que os laterais pouco diferem do 2-3-1..,
    O problema é esse mesmo, que afirmas, exige-se muito aos miudos logo de inicio, muitas vezes por culpa dos pais,sendo que poucos treinadores na formação dessas idades pensam em prepara-los para o futebol 11, querem resultados o que não está correcto em miudos de 8,9,10,11,12...

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  5. Também joguei nessa táctica. A variante era:
    um líbero, que era digamos o defesa central. Depois eu jogava ao lado ele, e era como se fosse um trinco, em situação ofensiva avançava e em defensiva recuava e jogava ao lado dele. Os 2 alas faziam o corredor todo, e o médio centro era um 8/10. Também acho a melhor táctica e adorava jogar ali. Porque sou mt raçudo e gosto de construir e então era sempre o primeiro na construção.

    Boa análise ;)

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