sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Manuel Fernandes, o melhor do Mundo


O título não é sugestivo, eu aceito, muito menos condizente com a realidade, também é verdade, mas Manuel Fernandes, no dia que quiser ser o melhor do Mundo na sua posição, vai sê-lo. Desde sempre fui um grande admirador das suas qualidades e a sua última passagem por Inglaterra potenciou por completo o seu futebol.

Ninguém fica indiferente à forma como um ainda Junior chega aos Séniores do Benfica e marca um golo da vitória no habitualmente difícil Adelino Ribeiro Novo. Um médio todo o terreno, que Camacho muito quis trabalhar, ganhou expressão no Benfica mas tem demonstrado uma falta de tanta coisa exterior ao seu futebol, que ficaríamos aqui o resto do dia a enumerar...

Manuel Fernandes pouco fez em termos de gestão da sua carreira, tomou quase sempre as opções erradas e a forma como forçou, duplamente, as suas saídas do Benfica, espelham a forma como muitos se perdem e passam ao lado de grandes carreiras. Até pela idade dele, estou em crer que ainda vai a tempo. Mas só dele depende.

A sua passagem pelo Inter espera-se que não seja efémera. Espera-se também que não seja mais um Pelé (ex-Vit. Guimarães) e seja realmente Manuel Fernandes. Ambos têm em comum o facto de terem realizado a sua formação no Benfica e opções de carreira pouco felizes que andam a adiar a sua explosão. E dois jogadores tão semelhantes...



Manuel Fernandes, como médio, considero-o um jogador excepcional. Jogador da posição 8, Médio Interior, excelente no preenchimento de espaços, no capítulo técnico e da progressão, na facilidade de recuperação de bolas, e na meia distância. Perde fora do campo, na pouca inteligência que tem demonstrado em gerir a sua carreira e falta de humildade em momentos chave.

No dia que Manuel Fernandes tiver um treinador que o chame à Terra e lhe faça crer que ou muda radicalmente de comportamento, ou passará ao lado de uma grande carreira, ao nível dos predestinados como realmente sempre ambicionou, ele será o Melhor do Mundo. O também best of the World José Mourinho, reza a lenda, não terá muita paciência para indefinições deste tipo. Gosta de jogadores feitos, de homens de carácter e responsabilidade.

Manuel Fernandes no Inter terá o desafio mais decisivo da sua carreira. Não só em termos de personalidade, como em termos de seguimento futuro da sua vida profissional. A forma como vai ser encarado, "apenas mais um", ou neste caso, o "tal", o último, em nada é condizente com a personalidade e ambição do jogador português, que gosta de assumir riscos e ser cabeça de cartaz.

Estou em crer que esta será a sua derradeira oportunidade. Uma de se tornar um jogador de equipa, um homem realmente, um senhor jogador, e deixar o rótulo de eterna promessa, e outra na forma como pode ou não singrar numa das mais fortes equipas do Mundo. O tapete é curto, pois Manuel Fernandes é "reserva" e apenas para o Calcio. Já não pode actuar na Europa, e será sempre um recurso, ainda para mais entrado já no fim de Janeiro.

Como sempre, e ainda mais neste caso, tudo está nas suas mãos. Finalizando, digo: Um dia espero contar a história de um jogador formado no Benfica que tomou muitas opções erradas e se restabeleceu e tornou-se o melhor do Mundo naquilo que fazia. Contudo, a história encarregou-se, ao longo dos tempos, de mostrar um role de nomes e nomes nas mesmas condições e que invariavelmente passaram ao lado de grandes carreiras. Será Manuel Fernandes a escrever a sua história. Não perca os próximos capítulos.

4 comentários:

  1. Tanto futebol para tão pouca cabeça...Sou grande fã do seu futebol. Foi, para mim, um dos melhores jogadores que vi sair da formação dos três grandes nos últimos anos, baixou imenso na minha consideração da forma como saiu do Benfica. Mas o seu futebol é encantador, é daqueles que sabe o que faz com a bola, um protótipo de um box-to-box perfeito. Espero que ganhe inteligência e humildade.

    ResponderEliminar
  2. O problema do Manuel Fernandes, é como um inteligente na terra de burros, de que serve o ser se ninguém o entende? Sempre que vi os jogos dele em Espanha, pareceu-me que pensa e joga numa velocidade 3x acima dos colegas,o que acaba por não ser assim tão benéfico para a equipa que joga num campeonato tão competitivo. Quando souber adaptar a sua capacidade a dos seus colegas (jogar só uma velocidade acima) encontrará o seu espaço no estrangeiro.
    Em Inglaterra e Portugal fez os seus melhores jogos porque na premier league joga-se a um ritmo elevado onde ele encaixa perfeitamente. Em Portugal simplesmente era muito melhor que os outros, sozinho dava conta de um meio campo inteiro.

    O que não tenho dúvidas é que não é pior que o Banega e que Muntari.

    ResponderEliminar
  3. Partilho das vossas opiniões, e obrigado pelos comentários.

    É um caso estranho, de um jogador que por vezes parece triste e incomodado dentro de campo. Acho que tudo se prende com o seu factor psicológico e extra-futebol, que no fundo é fundamental em todo o seu processo de evolução.

    Acho que o Manuel Fernandes tem todas as capacidades para ser figura do Inter. Mas, só depende dele.

    ResponderEliminar
  4. ao que parece, chumbou nos testes médicos e já não vai para o inter. é uma pena. é dos poucos jogadores que me faz ver um jogo só por ele estar a jogar.

    e é triste ver que ele é evidentemente melhor que o banega e pouco joga.

    ResponderEliminar