sábado, 9 de agosto de 2014

WBA x Porto



- Notas muito positivas dos azuis e brancos. Equipa joga muito alto, com sectores muito próximos e bastantes coberturas para manter a posse. Largura dada quase sempre pelos laterais e/ou Tello, com bastante mobilidade pelo corredor central de Brahimi muito agressivo a penetrar o corredor central.

- Equipa bastante agressiva após perda, equilibrados e sempre à procura de retirar tempo à decisão do oponente. Herrera forte na transição defensiva pela capacidade de ocupar o espaço, mas mais lento que os companheiros de sector na tomada decisão em posse.

- Danilo e Alex Sandro neste modelo têm tudo para fazer um ano grande no Porto. A equipa joga de forma paciente para explorar combinações tácticas explorando a sua largura e o movimento interior dos alas abrindo-lhes o corredor.

- Brahimi é um craque. Muito forte com bola, excelente na tomada de decisão, criativo e com capacidade no 1x1. Vai ser difícil não ser figura neste Porto.

- Tello apesar de não sermos fãs pela fraca tomada de decisão e partir invariavelmente para situações de 1x1 e finalização quando tem melhores opções, pode ser importante neste Porto se crescer também mentalmente e em termos de maturidade do seu jogo. Mudança de velocidade que pode desbloquear muitos problemas.

- Jackson muito incorporado no momento de organização ofensiva, nunca estático e sempre à procura de bola para jogar de frente - na senda dos modelos espanhóis de não haver avançado posicional nesse momento do jogo.

- Quaresma vai ser sempre um jogador diferente deste modelo de Lopetegui. Menos combinações colectivas, menos integração nos lances ofensivos, menos situações de manutenção da passe, mais passes de risco, mais situações individuais...mas é isto: qualidade de improvisação e de execução como ninguém. O Porto vai ter mais situações de perda de bola com ele, mas também pode ganhar se contar com a sua inspiração.

- Quintero é um jogador de uma qualidade absurda. Tomada de decisão, execução, a forma como pensa e interpreta o jogo, a qualidade de tudo o que faz... a equipa tem de jogar muito daquilo que pode oferecer o colombiano. Seja como ponto de partida na ala ou pelo corredor central - ele acaba por ir lá dar de qualquer das formas.

6 comentários:

  1. Concordo na generalidade (discordo em pequenos detalhes), mas quero-me focar em dois pontos:

    - Quintero é fenomenal. Não percebo como Lopetegui não conta mais com o colombiano. Tem um toque de bola excepcional, procura sempre executar passes verticais, muito veloz na forma como decide (sempre bem) e executa (igualmente bem). Tecnicamente sabe tudo sobre o jogo!

    - Não sou um grande apreciador de Quaresma pelas mesmas razões que apontam a Tello. Mas é um jogador que com cabeça, utilizando o seu talento em função da equipa, tem lugar neste Porto e com muito protagonismo.

    Um aparte, vou colocar o vosso blog na lista de sites do meu blog! ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com grande parte da análise embora Quaresma hoje, apesar de notar a intenção de mudar comportamentos, tenha tido erros de execução (e execuções lentas, ou seja demorar enormidades até decidir o que ia fazer) que comprometem o lugar dele no 11.
    Brahimi é excelente realmente e este Jackson é o de VP, que servia de pivot do ataque.

    Pontos negativos, para mim, a defesa das bolas paradas. O que acharam?
    Além disso, na 2a parte, pareceu-me que houve uma fase em que a pressão não era feita em bloco, em que apenas um jogador saía à bola de cada vez. Provavelmente intencional, mas não me agradou muito.

    ResponderEliminar
  3. Futebol Táctico,

    O Quintero há muito que falamos dele. Mesmo antes de chegar ao Porto. Basta pesquisar no blog para ver o que achamos. É quanto a mim um dos jogadores de maior talento que passou pelo nosso futebol nos últimos anos e assim tenha um treinador que o compreenda e que acima de tudo compreenda o que ele acrescenta ao jogo, vai explodir definitivamente e ser uma referência não só no Porto como na sua selecção.

    Quanto à questão do Quaresma estamos de acordo, o Porto vai perder com ele em algumas situações e tornar-se uma equipa mais desequilibrada, também, mas ganha com a sua arte e capacidade de improviso como ninguém. Assim saiba ser levado.

    Retribuímos a gentileza ;)

    ResponderEliminar
  4. DC,

    A nossa opinião sobre o Quaresma já foi dada em cima. Achamos que realmente o Porto perde com ele em alguns aspectos mas ganha noutros. E um jogador com a sua capacidade de desequilibrar de um momento para o outro tem sempre de ser levado em conta, caso contrário corremos o risco de existir um jogo demasiado esteriotipado e vai haver alturas em que as invenções do Quaresma serão cruciais ao longo da época. No entanto, também achamos que neste momento Brahimi tem lugar cativo (na esquerda) e na direita será entre Adrián/Quaresma/Tello.

    Em relação às bolas paradas parece-me falta de trabalho momentânea e pouco conhecimento do Guarda-redes com os restantes colegas (problemas de comunicação, falta de contacto, falta de conhecimento mutuo...).

    Quanto à situação da pressão parece que foi devido ao decrescer do ritmo do jogo e da desorganização do WBA com as alterações o que tornou o jogo um pouco mais anarquico.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. " Quintero é um jogador de uma qualidade absurda. Tomada de decisão, execução, a forma como pensa e interpreta o jogo, a qualidade de tudo o que faz... a equipa tem de jogar muito daquilo que pode oferecer o colombiano. Seja como ponto de partida na ala ou pelo corredor central - ele acaba por ir lá dar de qualquer das formas."

    Concordo em grande parte com a leitura feita ao jogo do fc porto. Este último ponto permite-me discordar. Quintero tem uma grande leitura de jogo aliada a uma qualidade técnica individual acima da média....não tem tudo nem faz tudo bem. Os momentos atrás referidos têm a ver com o momento de jogo em que o porto tem bola, em que o quintero tem bola....eu pergunto: e sem bola? Intensidade?recuperação? agressividade? Capacidade de pressão? Cobertura ? Compensação dos colegas de equipa? ZERO...um jogador não se analisa apenas e só no momento em que o mesmo tem a bola....(O MESMO EQUIVALE PARA O RUBEN NEVES....FALTA INTENSIDADE, FALTA RECUPERAÇÃO, CAPACIDADE DE CHOQUE ETC...) O futebol atual é cada vez mais rápido, agressivo, e mais exigente do ponto de vista daquilo que exige a cada um dos jogadores! tratando-se ainda por cima de jogadores da linha média, não há meio termo....Ou são jogadores , com e sem bola ou então não passarão de projetos....Válido para o Quintero e para muitos quinteros que por aí andam!!! MAS ATENÇAO: PODE SER POTENCIADO, POR UM TREINADOR, PACIENTE, INTELIGENTE E COM CAPACIDADE!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo,

    Não concordo com a forma taxativa como avalia a questão do Quintero ser diferente com e sem bola. Claro que é e normalmente um jogador tão forte com ela tem mais dificuldade em correr atrás dela. É uma questão mental - algo que pode ser trabalhado facilmente por um treinador competente.

    Depois um jogador com tanta capacidade individual e de compreender o jogo tem de jogar independentemente de ser menos capaz nos outros momentos do jogo. Cabe ao treinador enquadrá-lo e trabalhar o seu modelo de forma a permitir que um jogador dessa capacidade não se desgaste tanto no processo defensivo. É fácil fazê-lo.

    ResponderEliminar