domingo, 3 de agosto de 2014

E agora Lopetegui?



É indiscutível que o FC Porto está a construir o melhor plantel em Portugal. Com a qualidade dos nomes e as opções à disposição, provavelmente um dos melhores dos últimos anos do nosso futebol, apenas de possível comparação ao do Benfica 09/10 e 13/14 e ao FC Porto de André Villas Boas. Tal é a qualidade e a imensidão de opções para o treinador.

A questão está na ideia de jogo e na sua forma de gerir recursos. É fácil trabalhar com tanta qualidade mas é difícil gerir tantos egos. E um deles é Quaresma. Não é possível ficar indiferente ao seu talento, mas é também notório que os seus melhores anos já passaram e se tornou um jogador descontextualizado da exigência actual do futebol de alta roda pelas fracas decisões que toma e dificuldade em se inserir num jogo colectivo que naturalmente terá de ser este.

O Porto faz hoje um jogo de qualidade, sobretudo na 2ª parte, no terreno do Everton, e quando não esteve Quaresma. O exemplo do golo é o ADN que pretende o técnico espanhol de futebol controlado pela posse com opções várias para jogar próximo do centro de jogo e em constante mobilidade. Sempre com opções.



E com a qualidade ofensiva destes laterais tudo se torna mais fácil. É difícil nesta altura perspectivar um onze azul e branco, mas estes nomes têm de ser peças fundamentais na manobra da equipa: Danilo, Alex Sandro, Herrera, Brahimi, Quintero, Oliver, Adrián e Jackson. Com tanta qualidade individual, o Porto parte claramente muito à frente dos outros rivais.

Sem comentários:

Enviar um comentário