domingo, 12 de agosto de 2012

Os talentos dos leões


Ontem foi dia de futebol a toda a escala, mas Benfica e Sporting apresentaram a nível oficial as suas equipas B em dois jogos distintos, mas que permitiram para tirar as ilações que teoricamente já se esperavam.

- Vendo o Oliveirense-Sporting, há que realçar a inteligência demonstrada pelos caseiros pela forma como entregaram o jogo ao Sporting. Não seria possível manter o ritmo e a capacidade de mobilidade que os jovens leões demonstraram na 1ª parte, durante os 90 minutos. Foram inteligentes os nortenhos, que acabaram por ganhar 1-0.

- O Sporting revelou qualidade, mais do que o seu rival da 2ª circular, por esta altura. Assente num 4-3-3 com algumas variantes, conforme os momentos de jogo, está a basear o seu jogo naquilo que é os anos de formação que todos estes atletas têm: respeitam os princípios da largura e profundidade, posse e circulação, mobilidade, bloco médio de pressão. Falta experiência e alguma maturidade, mas esta equipa do Sporting tem coisas positivas para dar. Imagino este grupo com Ié e Cá, que entretanto saíram para o Barça.

- Bruma à cabeça. Parece que o aparecimento no futebol senior o catapultou para outra dimensão. Tem de ganhar outro sentido de objectividade, mas a velocidade e aceleração com e sem bola, os pormenores técnicos, a forma irreverente como aborda os adversários, como chama a si o poder do jogo, vai fazer dele um caso sério desta divisão.

- Filipe Chaby. Que pé esquerdo! Assim comece a entrar nas rotinas e dimensão do futebol de adultos, tem tudo para chegar onde quiser. Capacidade técnica muito acima da média, bola sempre colada ao pé, decisões simples e tremendamente eficazes. Muita atenção.

- João Mário. Já se sabia que iria chegar e vencer, pelo simples facto de ser um jogador com uma maturidade no seu jogo muito desenvolvida, desde sempre. O pêndulo de todo o jogo ofensivo, a referência da 1ª fase de construção. Qualidade de passe e visão de jogo fora do normal.

- Do outro lado esteve Avto. Principal desequilibrador da zona de decisão dos homens de João de Deus, que já tinha avisado para este talento. Dinâmica e intensidade, repentismo, drible e segurança nas suas acções. Vamos continuar a acompanhar.

1 comentário:

  1. Primeiro que tudo, muito bom post. Penso que o Chaby (como o Bruma, é ainda júnior) é mesmo o que mais potencial tem: o fundamental está lá e o resto vai aparecer ainda na sua carreira. Até a andar tem classe.

    Agora, a razão que me trouxe cá:



    Abri, entre ontem e hoje, um espaço na blogosfera intitulado de “casa sportinguista”. Optei pela inexistência de uma blogroll no meu espaço, vindo apenas aos espaços com que me identifico fortemente na blogosfera (não terão sido mais de 10 ou 11) deixar a informação.

    Se tiver interesse em visitar, está desde já “convidado” e será muito bem-vindos.

    casasportinguista.blogspot.com

    Cumprimentos,
    Gonçalo Correia

    ResponderEliminar