segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O outro fenómeno: Luc Nilis


Já ouviu falar em Luc Nilis? Ronaldo e Nistelrooy, dois dos melhores avançados de sempre do futebol, apresentam-no como um dos melhores com que já jogaram. Segundo ambos, foi o jogador que mais prazer tiveram em partilhar o ataque das suas equipas, a mesma, neste caso: PSV da Holanda. A verdade, é que tanto o brasileiro como o holandês tiveram uma carreira brilhante, enquanto Luc Nilis foi vivendo no anonimato, numa liga com menos expressão do que as outras, que lhe permitiu brilhar a grande altura e fazer crescer o rendimento dos seus companheiros.

Luc Nilis define-se numa só palavra: classe. Jogador de infindáveis recursos técnicos, jogava no ataque, mais solto, vagabundeando pela frente de ataque, apoiando os corredores e o elemento mais fixo da fase ofensiva. Tornou-se um jogador de trabalho, de criação de espaços, mas acima de tudo, de momentos mágicos. A sua sublime capacidade de execução valeram-lhe alguns dos golos mais bonitos marcados pela Europa nos anos 90. Aliás, o seu rendimento, fica patente nos números que atingiu.

Iniciou a carreira ao serviço dos belgas do Winterslag, saindo para o todo poderoso Anderlecht, onde se afirmou definitivamente e lhe valeu a transferência para o PSV. Foi nos holandeses que o seu futebol se tornou conhecido, atingindo números dignos de um dos melhores avançados da década de 90. Foi duas vezes melhor marcador do campeonato (1996 e 1997), e uma vez melhor jogador da Liga (1995). Quando a sua carreira prometia poder atingir uma expansão igual à dos companheiros que ajudou a brilhar, aquando da sua transferência para o Aston Villa, partiu a perna no 3º jogo e terminou a carreira. Actualmente é treinador das camadas jovens do PSV.


Nacionalidade: Bélgica
Data de Nascimento: 25-05-1967
Altura/Peso: 185 cm / 76 kg
Posição: Avançado

Histórico:

Época               Clube               Jogos               Golos
2000               Aston Villa             3                      1
1994/00          PSV                     164                  110
1986/94          Anderlecht            224                  127
1984/86          Winterslag              47                   17

Sem comentários:

Enviar um comentário