domingo, 12 de agosto de 2012

Os B: Braga e Benfica


- É certo que o jogo era entre duas equipas carregadas de jovens, mas ficou evidente as diferenças que existem entre um campeonato de juniores e uma liga profissional, para a esmagadora maioria destes jogadores. Basta para isso dizer que a 2ª parte foi amplamente diferente da 1ª, a nível de mobilidade e acções tácticas, porque simplesmente foi jogada na base de um jogo partido e sem referências.

- O Benfica não pode abordar esta liga com um central junior e um lateral esquerdo adaptado a central. É demasiado arriscado e pode causar dissabores. Até porque parece o sector mais frágil neste momento, também porque todos os atletas têm idades inferiores a 22 anos e não existe uma referência, pelo perfil apresentado de todos eles. 

- Pouca maturidade apresentaram os encarnados em algumas situações. Equipa curta sob o ponto de vista de rendimento, e da própria margem. O Braga fez-se apresentar por jovens nas mesmas circunstâncias dos encarnados, uns com experiência de campeonatos seniores, outros a começar a despontar, mas as circunstâncias foram semelhantes entre as duas formações.

- O Braga tem dois dos centrais mais fortes das equipas B, e da própria Liga. Gonçalo Silva e Aníbal Capela têm jogos nas pernas entre os adultos, e essa rotina e exigência nota-se. Para além disso são dois jogadores que encaixam bem nos ideais dos minhotos: guerreiros. Assumiram-se no jogo em quase todos os momentos.

- Manoel e Zé Luís foram os jogadores mais, pelo upgrade de serem jogadores superiores aos demais em quase tudo. Nível de maturidade diferente do resto da miudagem, outra agressividade e experiência. O Braga pode ter a ganhar com esta aposta de jogadores a necessitar de minutos.

- Continuo a achar que Guilherme é um jogador que não tem grandes fãs pelo minho, mas parece-me jogador a mais para esta equipa B. Faz lateral, interior, extremo, trinco, e sempre com a mesma competência. Cultura táctica, agressividade, poder no desarme, sabe utilizar o corpo em tudo o que faz, e um pé esquerdo de grande valia. 

- João Cancelo foi o jogador mais de todo o jogo de ontem. Apesar dos erros que comete, fruto de inexperiência, de achar que pode fazer todo o jogo a mil, com constantes subidas pelo corredor, de esquecer-se de defender em algumas alturas fulcrais, é um talento como o Benfica tem demonstrado poucos. Capacidade técnica, abnegação pelo jogo, irreverência, tem tudo para ser jogador do plantel principal dentro de algum tempo.

- Miguel Rosa e Ivan foram dos melhores dos encarnados. Pelo ritmo e decisões que foram evidenciado durante o jogo, por não se contentarem com o resultado. Miguel Rosa merecia mais, para poder mostrar o que pode render ao Benfica. Ivan continua a ser uma boa surpresa e a crescer. Vamos ver o que esperar dele este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário