quarta-feira, 2 de junho de 2010

Do inferno (visual) à ilusão num ápice


Tenho assistido com tranquilidade e com muita ironia aos desenvolvimentos (quais?) relativamente ao mercado de transferências no que ao Sport Lisboa e Benfica diz respeito. Os adeptos do Benfica, muitos deles sem estarem já habituados às conquistas, e pensando que a grandeza do Benfica se compara com a de outros clubes nacionais, vaticinaram durante semanas atrás de semanas uma limpeza geral dos "colossos" ao plantel campeão nacional, que fez uma boa campanha na Europa, mas nada ao nível de valorização a que já assistimos todos outra equipa em Portugal fazer.

E é aqui que pego o primeiro ponto. Como é possível falar-se em valores a rondar os 30 milhões de euros por jogadores como o Óscar Cardozo, Ramires, ou Fábio Coentrão. 40 milhões - e para cima - custariam o passe de David Luiz e Di Maria. Mas está tudo louco??

Primeiro ponto. É fundamental os benfiquistas pensarem que o Benfica já vendeu algumas fatias do bolo relativamente aos passes dos seus principais jogadores com a entrada das "estrelas" no Benfica Stars Found. Logo, caso hipoteticamente o Di Maria saia por 40 milhões, o Benfica terá direito a qualquer coisa como 30 e poucos milhões.

Indo agora ponto por ponto:

Di Maria - É, sem dúvida, o jogador mais valorizado do Benfica. Fez uma excelente época (a primeira como Sénior), cheia de brilhantismo e irreverência. Continua a ser titular indiscutível e uma das principais estrelas da selecção argentina. É, de longe, um jogador com mercado e muito potencial. Contudo, continuo a apontar-lhe a mesma irregularidade e ineficácia na zona de decisão, ao contrário do que pensa o grande Mister. Di Maria é um jogador extremamente veloz, com grande capacidade de drible e improvisação em espaços curtos ou em lances de transições. Contudo, a inteligência e eficiência aprimoram-se, de facto, mas ou nasceram connosco, ou dificilmente as encontraremos. E Di Maria não me parece jogador para um colosso Mundial. Ah, e mais ridículo ainda é compará-lo a Robben. O holandês, para mim, um dos melhores do Mundo, com a idade deste, já jogava de 3 em 3 dias contra os melhores do Mundo. E não contra os Paços e Navais desta vida. Daí, e olhando para o mercado, 30 a 35 milhões é o que se pode oferecer por ele. Por mim, pode sair.

Fábio Coentrão - Mourinho foi claro. Contratar Coentrão para quê, se já tem um Marcelo e um Drenthe? São jogadores em tudo equivalentes ao Fábio, e eu que sou um grande fã dele. São maus defensivamente? Mas em que contextos, em que ambientes, e contra que adversários? Já teve Coentrão testes sistemáticos exigentes às suas capacidades como defesa lateral esquerdo? Marcelo e Drenthe, no ano passado no Benfica, seriam duas figuras colossais na nova época. Não tenho dúvidas. Coentrão é para manter, sem dúvida.

David Luiz - Um dos melhores defesas centrais do Mundo da actualidade. Aqui, sou totalmente a favor da opinião da generalidade das pessoas. Tem todas as condições para ser um jogador fabuloso, sobretudo pelos argumentos técnicos que apresenta, o que o torna num central moderno, claramente adaptado às circunstâncias de futebol de topo que se joga nos grandes clubes europeus. Os defesas centrais do futuro são os principais desequilibradores das equipas, pois criam situações de superioridade numérica e jogam num centro de pressão baixo o que lhes permite pensar e executar com maior tempo/eficácia. Para mim, é fundamental mantê-lo. Mas 50 milhões??? Pepe saiu do FC Porto por 30 milhões, Carvalho campeão europeu saiu por 30 milhões e para um clube então milionário... têm noção do que significa 30 milhões num mercado actual? É quase o mesmo que se dá por um avançado que faz golos jogos e jogos. E tem cotações totalmente diferentes dos defesas em termos de mercado.

Ramires - É o que dá menos nas vistas, tal e qual como dentro de campo. Para mim, o mais essencial de se manter. Fabuloso no preenchimento de espaços e no rigor táctico que oferece à equipa. Também com bola muito forte em penetração e progressão. 30 milhões? Mais uma vez, só por quem não tem noção dos valores de mercado, sobretudo por jogadores assim. Ramires é fantástico. Mas não brilha, não faz golos, não faz fintas bonitas, não vende camisolas, não é irreverente nem aparece nas revistas cor de rosa. É para manter no Benfica, primordial. Mas tenham noção do preço e do valor de mercado que protagoniza.

Oscar Cardozo - Fala-se em 25 milhões, 30 milhões? Então vendam-no na hora. Cardozo é um jogador com 27 anos, sem valor de mercado por uma só razão. Não é rápido, aparenta pouca técnica, pouco mexido, pouco brilhantismo, fraco no um contra um, fraco em transição. É um jogador usado única e exclusivamente para o ataque organizado. E mesmo aí, peca em algumas situações. Logo por esse ponto, perde 5 a 10 milhões de valor de mercado. Por alguma razão Jardel, amplamente mais jogador e com melhores recursos técnicos do que o paraguaio, não passou do Galatasaray. Jogadores de ataque organizado e apenas de zona de finalização, a não ser que tenham 2 metros e uma mestria posicional soberba (tal como Luca Toni), nunca passarão de Kollers, Cardozos, Jardeis... e valerão 10/15 milhões. Até porque Cardozo no Paraguai é 3ª ou 4ª opção. Sim, Santa Cruz, Nelson Valdez e sobretudo Lucas Barrios, prometem dar pouco tempo de jogo ao nosso Tacuara no Mundial. Para mim, e a julgar pelas suas declarações, pode sair.

Essencial sim é manter Maxi Pereira, David Luiz, Luisão, Javi Garcia e Saviola. Ramires, Amorim e Coentrão. Essa é a base da estrutura campeã e a base estrutural de um Benfica à Benfica, conquistador, de valores, de raça, de ambição, sobretudo... de paixão pelo clube!

6 comentários:

  1. Eu nunca ouvi ninguém a dizer que valiam esses valores, estás equivocado! A questão colocada é que o Benfica com a excepção do Cardozo só vendia pelas cláusulas e isso é uma opção do clube. Claro que não valem essas quantias. Estou de acordo contigo em relação ao Cardozo, Coentrão, Ramires e D.Luiz, no caso do Di Maria acho que tem grande potencial e ainda vai surpreender muita gente, não é por acaso que já é um titular indiscutível na Argentina, e pode vir a atingir o nível do Robben, excepto quanto ao número de lesões do jogador cristal que o impedem de ser mais regular e lutar com Messi e Ronaldo pelo título de melhor do Mundo.
    Rafael Rocha

    ResponderEliminar
  2. fico feliz, por saber que mais alguém para além de mim ainda tem os pés assentes na terra (e és benfiquista! lol). continuação de bom trabalho e, já agora, dá um saltinho ao meu blogue ;)

    ResponderEliminar
  3. A opinião mais sensata que já li sobre as transferências do benfica. Mesmo sendo benfiquista, consegue ser imparcial e julgar as coisas como elas são. Se todos os adeptos fossem como o senhor, não havia um décimo da picardia entre clube.

    ResponderEliminar
  4. Este texto devia de ser mostrado em pleno serbenfiquista.

    Para abrir os olhos a muita gente. Nomeadamente aos que acham o Cardozo um Deus.

    Crónica perfeita, parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Se achas que o Di Maria não é jogador para "um colosso Mundial" nunca vale 30 a 35m€.
    Eu acredito que ele vai ser vendido por esses valores, principalmente porque quem o vai negociar vai ser o Jorge Mendes...
    Existem no futebol muitos negócios a envolver jogadores muito "estranhos" o Danny vale 30 m€?

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que não vendem Cardozo assim ficamos nós com ele.

    Mais depressa quer sair o Ramires que o Cardozo. ;)

    Boa crónica e escreve mais vezes André!

    ResponderEliminar