sábado, 26 de junho de 2010

Decisão 1: Febre sul americana vs. ?


Muita atenção a este Uruguai. Já o tinha referido em conversas informais que estas selecções sul americanas estavam a ser as que mais água na boca tinham deixado nestes primeiros jogos de Mundial. A sua irreverência táctica, embora sempre bem organizados e estruturados nos processos básicos dos seus métodos de jogo, aliando a qualidade técnica e de criatividade de algumas das suas principais peças, estavam a colocar estas selecções nas bolsas de apostas como confirmação de outsiders a levar em conta na prova.

A selecção chilena vem demonstrando muita qualidade e ontem voltou a fazê-lo frente à Espanha. Os espanhóis tiraram o pé do acelerador, geriram o jogo a seu belo prazer no segundo tempo, mas a forma como os chilenos pressionaram e ousaram discutir o jogo com a Espanha - e que teve os seus custos numa fase prematura de jogo - adivinham que se numa altura de maior decisão e abdicando da "febre" sul americana e adoptando os processos mais "europizados" da selecção Uruguaia, por exemplo, podem ser um caso sério.

O Uruguai, com uma das frentes de ataque mais temíveis da prova, ou não fosse Luis Suárez um dos melhores pontas-de-lança mundiais do momento e Diego Forlán um génio na batuta e decisão dos lances, isto aliando à sua excelente organização e experiência de jogadores como Diego Lugano, Eguren ou Diego Perez, não esquecendo que de um momento para o outro há dois jovens jogadores prestes a explodir em posições de decisão dos momentos ofensivos... Cavani e Lodeiro.

Está nesta altura a começar o outro jogo dos oitavos de final, Estados Unidos - Gana, eu aposto na vitória da organização e da estrutura americana, até porque jogadores como Dempsey e Donovan têm muito futebol nos pés... O Gana surpreendeu-me do que vi, embora não lhe reconheça a qualidade de outrora, até pelas baixas que apresenta. Mas muito futebol tem no pé esquerdo André Ayew...

Sem comentários:

Enviar um comentário