sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como José vai ganhar a Champions


Estou a escrever este texto dia 21 de Maio, um dia antes de José Mourinho e o seu Inter se sagrarem campeões europeus. Não pela grande equipa e pela espectacularidade do seu futebol - que fica a alguma distância da equipa do Bayern Munique - mas sim por tudo aquilo que faz de Mourinho o melhor do Mundo, e que nem Van Gaal, que o conhece tão bem, tem conseguido entender.

A forma como a equipa do Inter se sagrou campeã na última jornada do campeonato italiano e a reacção de Mourinho ao sucedido fez ver a todos os amantes das loucuras do génio português que algo estava ele a preparar por detrás da expressão sobranceira e fria que denotou assim que o árbitro italiano apitou para o fim da partida.

A mensagem foi clara: "Para a semana temos uma competição para ganhar, não vou festejar e desviar atenções do nosso principal objectivo". Os jogadores foram os primeiros a entende-la e certamente que esta semana encararam com a máxima intensidade e obrigatoriedade competitiva. Certamente que Mourinho já deve ter dito para um dos seus fiéis escudeiros que compõe a sua equipa técnica: "Estes tipos estão no máximo, todos querem jogar!". Já o tinha dito em Sevilha, num Celtic-Porto, final da Uefa.

A forma de encarar a pressão e a exposição mediática de uma final europeia são um pré-match essencial na preparação e estruturação não só de abordagem ao jogo em termos tácticos, estratégicos, e tudo o que advém dos comportamentos utilizados em jogo da parte de uma equipa, mas sobretudo no campo psicológico e motivacional, cada vez mais essencial hoje em dia.

A um dia da final da competição, e com uma semana passada, não se vê um único comentário ao jogo. Uma única palavra em relação a jogadores do Inter, a sistemas, a onzes, a estratégias. Toda as pessoas falam numa só coisa: Mourinho vai para o Real. E foi a forma que o técnico português encontrou de dispersar atenções, chamar para si os holofotes, e libertar os seus jogadores de um dos momentos mais tensos da sua vida desportiva.

Mourinho não faz as coisas por acaso. Seria um rude golpe para o seu grupo, o seu plantel, a sua equipa, saber que num dia em que todos têm de estar unidos e fortes para ultrapassar as adversidades, o seu líder ameaça sair e expressa-o claramente. Estratégico. Está a usar, mais uma vez, a Comunicação Social e o seu poder em seu proveito.

Eu digo-o sinceramente. Vão jogar os dois melhores jogadores do ano de 2009/2010 em termos de rendimento. Tirando Messi que é extra-terrestre. Wesley Sneijder e Arjen Robben. E será uma extraordinária final. Mas, Mourinho vencerá. Sim, Mourinho! E no final, chegará ao pé dos jornalistas e exclamará bem alto: "Já ganhei tudo o que tinha para ganhar em Itália. Vou sair!". À campeão!

4 comentários:

  1. Espero que NÃO e que o Mourinho SEJA DERROTADO, para acabar ou pelo menos minimizar "as ajudas" que tem RECEBIDO do Sistema Instalado na UEFA.
    Na UEFA os Mafiosos é que têm razão, ganham, seguem em frente e têm TODAS as condições de singrar no futebol Corrupto.

    ResponderEliminar
  2. Mourinho genial .

    E genial abordagem tambem sua André. Muitos parabéns .

    ResponderEliminar
  3. Assim não vale, esta era fácil...

    Quero é ler um texto que diga se vai ganhar tudo em Madrid ou vai falhar pela primeira vez na sua carreira.

    ResponderEliminar