quinta-feira, 31 de julho de 2014

Benfica na Suiça



- Equipa ainda longe da capacidade de outros tempos, sobretudo devido à falta de jogadores cruciais na manobra ofensiva da mesma. Pouca capacidade de ligação intersectorial e dinâmica ofensiva apenas a espaço quando Nico Gaitán aparece de frente com bola pelo corredor central.

- Amorim é um jogador tremendo do ponto de vista da manutenção da posse e de oferecer linhas para jogar curto, mas não pode ser um jogador para a posição 6 de um Benfica a nível de Europa pela pouca capacidade que oferece a nível do preenchimento de espaços e das coberturas que oferece.


- Eliseu está pesado mas continua a notar-se a capacidade que tem de entrar por dentro e procurar jogo interior com os companheiros. Um jogador mais do ponto de vista da compreensão do jogo e que pode ser muito útil.



- Franco Jara continua a ser uma decepção pelos minutos que continua a ter. Um jogador com a sua pouca competência ao nível da compreensão e tomada de decisão em jogo não pode jogar numa equipa da dimensão do Benfica, sobretudo se também não for especialmente forte em mais nenhum aspecto.

- João Teixeira, tal como escrevemos atrás, é ali que pode acrescentar algo à equipa, na posição 8. Pela agilidade, capacidade de acelerar e de progredir com bola. Mas atenção, é um teste com o Sion. No entanto, tem qualidade.


- Bebé voltou a jogar encostado à faixa mas parece-nos que crescerá muito jogado pelo corredor central. Tem de perceber mais o jogo e saber que espaços pisar e de que forma jogar mas tem muitas condições pela capacidade de jogar entre-linhas e na forma como sai do drible para a finalização.

- Ola John teve um jogo apagado, ao contrário do que vinha fazendo, mas a qualidade está lá. Há um lance na 2ª parte que parte em progressão pelo corredor central, com a movimentação fixa o defesa e cria o espaço para a entrada do médio que isola com um passe letal. Definidor do que pode acrescentar.

3 comentários:

  1. De acordo com quase tudo, só não consigo apreciar o Bebé, parece-me um "Jara" encorpado, de qualquer das formas, esperava ainda por pior.

    Ola John é fantástico, com as caraterísticas que tem podia "jogar para a bancada" mas procura sempre a solução que melhor serve à equipa.

    Obrigado pela partilha de opinião, abraço.

    ResponderEliminar
  2. Curioso como pela primeira vez, é no ataque que se sente a falta de qualidade no Benfica de Jesus.

    Se ambos ficarem, será a ida de Gaitan para o meio uma hipotese? É que Cardozo está numa forma física terrível (n o imagino a voltar ao q era visto q a idade ja n é a mesma), lima tb nao vai para novo, jara nem vale a pena falar pq disseste tudo o que penso. e o bebé tb quase q ponho no mesmo saco: físico, tecnica mediana, inteligencia zero.

    bom ver que o blog está de volta ao activo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas opiniões.

    Em relação à questão do Bebé consigo ver algo mais nele que no Jara, sobretudo pela potência física, na aceleração e na capacidade de remate que o Jara não tem. Depois parece-me um jogador bem mais forte mentalmente, que assume o jogo e não tem receio de decidir. Tecnicamente não é forte, mas aquela anarquia direccionada pode ser importante.

    Relativamente à questão do Gaitán é fundamental que faça o que fez o ano passado, tanto ele como o Markovic, que são os jogadores que muitas vezes funcionam como 3ºs médios, ocupam o espaço interior no processo ofensivo e defensivo e conseguem dar equilíbrios e criar superioridades numéricas com bola.

    ResponderEliminar