quinta-feira, 31 de julho de 2014

Benfica x Bilbao



Jogo exigente para o Benfica, uma vez mais, acrescentando dificuldade pela proximidade do jogo anterior e os problemas já notados.
- Cansaço evidente na tomada de decisão e nas dinâmicas colectivas. Jogadores quase sempre a demorarem eternidades a pensar e a soltar bola. Pouca capacidade de oferecer opções de progressão em posse na 1ª fase construção sob pressão. O Bilbao é extremamente organizado e sobe muito as linhas mas o Benfica sempre foi das melhores equipas a sair dessas situações. Sem a qualidade individual de outros tempos, as coisas complicam-se.

- Falta de um 6 de qualidade inegável. André Almeida é um jogador normal, sem qualidade, que se torna competente e não compromete numa equipa do nível de trabalho e qualidade que tem o Benfica. É curto na ocupação de espaço, na qualidade e segurança na saída sob pressão e no pensamento/criatividade de resolução de problemas. Fortíssimo nesse aspecto é Amorim mas perde imenso defensivamente. João Teixeira não pode ser opção para o lugar.

- Sem criatividade e mobilidade ofensiva. Neste modelo o jogador de ligação na 3ª fase, o chamado 9,5 é fundamental. No Benfica actual não há esse jogador. O Benfica precisa de se reforçar fortemente aqui, ou esperar que Bebé ganhe rotinas para jogar ali ou Pizzi revele apetência perspectivada para jogar nesse lugar. Equipa dependente dos movimentos interiores de Gaitán como já referido.

- Primeiros minutos a sério para Bernardo Silva e é o que se sabe. Qualidade técnica, na decisão e no transporte como poucos. Mas um jogador com tamanha qualidade com bola não pode jogar tão longe da área, sobretudo pela dificuldade que tem depois na recuperação fruto da limitação física que tem. Aqui não se percebe o facto de Djuricic nunca ter sido aposta na posição 8, e Bernardo não estar a ser na 9,5.

- Derley. Ainda não vimos nada do que mostrou no Marítimo. Talvez dificuldade de adaptação, talvez problemas de afirmação fruto de um volume ofensivo muito curto do Benfica face ao normal. Ainda assim é um jogador com qualidade mas precisa de se encontrar e esperar que este Benfica comece a carburar.

- Oscar Cardozo. Não pode continuar a ser opção neste Benfica. Podia até ser fruto de uma lesão o paupérrimo rendimento que demonstrou no final do ano passado. Mas parece que é para continuar. A equipa perde porque não tem ligação com ele em campo.

Os próximos jogos serão conclusivos relativamente a algumas situações. Serão também os primeiros de um Benfica mais próximo daquilo que poderemos ver em competição. Mas não se perspectivam coisas nada boas, nomeadamente para o primeiro jogo com o Arsenal.

3 comentários:

  1. Olá!

    Não achas que o João Teixeira poderia eventualmente dar-se bem na posição de 6 ?

    O raapaz até tem uma boa leitura de jogo e parece-me francamente bom em termos posicionais. Gostava de saber a tua opinião .

    e já agora, conseguias explicar a parte em que dizes que o Almeida ''É curto na ocupação de espaço'' .

    Obrigado.

    Continução de um bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. achas que bebe é a solução para 9,5 , o que achas-te do cancelo?

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    João Teixeira. A 6 não. Destaca-se pela capacidade de progressão e penetração, e é um jogador franzino, sem capacidade de choque, apenas razoável no desarme e sem cultura posicional para jogar naquele lugar. Para além disso erra passes com frequência, que naquela zona pode ser letal.

    Quanto ao Almeida eu considero-o curto em tudo. Mas em termos da ocupação de espaço refiro-me à dificuldade que tem em compreender os momentos certos para decidir acções, o que o torna sempre "atrasado" em termos de controlo das situações que o jogo oferece.

    Quanto ao Bebé, acho que tem de jogar na frente, até para podermos perceber se a anarquia que tem pode oferecer algo à equipa. A capacidade de rematar, assumir o jogo, partir para cima, numa ala deixam-no longe do objectivo, e mostram algumas das suas dificuldades.

    O Cancelo podia ser um jogador top se tivesse inteligência. Assim será difícil alcançar seja o que for no futebol.

    ResponderEliminar