sábado, 26 de julho de 2014

As primeiras notas da pré-época



Talisca - Jogador que no Brasil era um avançado, sem responsabilidades defensivas, que jogava também por vezes no apoio directo a um jogador mais fixo ou descaído numa ala. As suas qualidades são muitas e JJ está a tentar ensinar-lhe como jogar a 8 no modelo do Benfica. Competência tem para isso. Qualidade técnica, agressividade, potência em progressão e penetração e uma passada que queima imensos metros e junta sectores com uma facilidade incrível. Pode até demorar, mas é um grande jogador em perspectiva.

César - O jogador que mais tem impressionado. Ainda algo verde em termos posicionais e com algumas dificuldades em perceber certos posicionamentos mas com uma margem muito grande. Muito forte em antecipação, tanto por baixo ou pelo ar, tem qualidade técnica e atrevimento de jogador de equipa grande. Precisa trabalhar e dosear a necessidade de sair com bola em todas as situações. Pode vir a ser uma excelente surpresa.

Luis Filipe - É o que já tínhamos visto dele no Palmeiras. Dá profundidade pelo corredor mas sem grandes argumentos técnicos. Baseia-se na agressividade e atitude. Alguns problemas a nível defensivo e terá dificuldade em assumir-se no Benfica.

Derley - Jogador diferente dos restantes do plantel. Um "bicho" de área, agressivo, forte tecnicamente, bom de cabeça e com sentido de baliza. Sabe jogar de costas, segurar e sair também em drible direccionado para a baliza. Pode ter alguns problemas de adaptação inicialmente por ter muito menos espaço e metros até à baliza mas tem perfil de equipa grande.

Bebé - O mais recente reforço do Benfica é um jogador de qualidade que pode crescer muito no Benfica. Assume o jogo como poucos e chama a si os momentos do jogo. Deixou de ser um extremo para passar a ser um jogador interior, anarca, ainda, mas com capacidade como poucos para partir no um contra um e dotado de enorme capacidade de remate com ambos os pés. 

João Teixeira - Nunca foi um 6 mas percebe-se a ideia por alguma escassez de capacidade ofensiva e drible. Ainda assim muito forte em progressão e na forma como pega no jogo e assume o mesmo. É ainda algo cru em termos posicionais e na tomada de decisão.

Loris Benito - Um bom lateral mas não para titular. Dá alguma qualidade ofensiva, embora sem grande talento. Não é forte por dentro, mas dá largura e sabe cruzar com qualidade. Defensivamente pode ter problemas quando apanhar jogador rápidos.

Candeias - Sempre pensei que o iríamos ver como lateral. É curto para a posição de ala, mas um jogador perfeitamente adaptado ao nosso campeonato e em fase de rendimento total. Cruza bem e aparece em zonas de finalização, mas parece-nos que enfrentará problemas para se assumir no clube.

Víctor Andrade - Não compreendo o sentido da contratação de um jogador com a sua (não) qualidade. Algo preso de movimentos e sem a capacidade de ter jogo de outrora.

João Cancelo - Um jogador que embora tenha uma margem enorme continua a tornar-se banal. Tomada de decisão horrível, não só com bola, mas na forma como desprotege todo o sector defensivo da sua equipa. Com Jesus vai ter muita dificuldade.

Jardel - Continua a ser descredibilizado por muita gente que não compreende a qualidade que acrescenta a esta equipa. Extremamente rápido, inteligente nas abordagens, muito forte na antecipação e que dá qualidade nas bolas paradas. Um jogador que se pode assumir no Benfica e que discutirá com César uma das vagas da defesa caso Lisandro não conte.

Noutra vertente, parece-nos fundamental que o Benfica volte a contar com Nico Gaitán para a nova época. Jogador a atingir o auge da sua carreira, um virtuoso, capaz de dar qualidade extra ao Benfica neste modelo pela forma como se incorpora por dentro e se torna um terceiro médio a ligar sectores. Já para não falar de Enzo e de tudo o que seria diferente no Benfica sem ele. Mesmo após as muitas saídas, o sucesso do Benfica este ano pode estar na permanência, ou não, destes dois jogadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário