domingo, 17 de novembro de 2013

Problemas na Selecção: Vamos mais longe



Não é surpresa para ninguém as discussões nos bastidores em relação às escolhas de Paulo Bento e aos problemas que tem tido com alguns jogadores. Este texto não pretende apenas esmiuçar o rendimento e as escolhas de alguns jogadores, mas também falar sobre o que (não) joga a selecção de Portugal.

É confrangedor ver jogar esta equipa 90 minutos. Não é exagero. Portugal joga pouco, joga mal, e depende sempre de um lance individual bem definido para superar problemas. Não esperamos que existam grandes rotinas ou um modelo de jogo apelativo do nosso país. Impossível esperá-lo. Basta olhar para a nossa Liga e para as divisões secundárias. Quantos treinadores partilham das mesmas ideias? Quantas equipas têm um modelo de jogo semelhante? Qual é a base formativa da FPF nas suas diversas equipas? Modelos de jogo transversais? Sistemas tácticos semelhantes? 

Bem, a resposta é quase sempre o número mais baixo possível. E basta olhar para a selecção sub-21. É uma boa geração de jogadores, é verdade, sobretudo para o rendimento que oferecem em idade ainda prematura. A margem de alguns não é elevada, ressalve-se. Nunca fomos a favor da corrente e sempre encontramos problemas em Ivan Cavaleiro para ser jogador de Benfica (basta pesquisar no blog). Mas justifica-se jogar uma selecção num 4x4x2 quando todas as outras o fazem em 4x3x3?

Que dinâmicas são transversais ou adaptáveis a um e outro sistema? Falando em modelos. E pegando no Paulo Oliveira, dos sub-21 e do Vitória de Guimarães. Como queremos que o modelo do sair a jogar, do passe curto e futebol apoiado transversal às selecções seja interpretado por um jogador que todos os dias encarna um modelo no clube onde o futebol directo é prioridade e passa a sua acção específica a bater bolas longas na figura do avançado (primeiro Amido Baldé e agora Maazou)?

Aqui entraríamos na forma como o jogo é visto em Portugal pelos seus intervenientes e pelos media/adeptos mas deixemos para uma outra oportunidade ou para a caixa de comentários. Vamos para as escolhas de Paulo Bento.

O povo não reclama, e a imprensa pouco fala. Mas um jogador, que é claramente top3 em termos de qualidade do jogador português, não entrar numa lista de 18/20 jogadores de uma selecção é brincar ao futebol e a outros interesses instalados. Sim, falamos de Danny do Zenit. As pessoas não acompanham o futebol russo e por isso desconhecem muitas delas o seu futebol. Mas vamos apresentá-lo, só pelo que fez esta época. 15 jogos, 10 golos. Sim, como extremo.



É um jogador tremendo quando joga entre-linhas. Por vezes peca em querer adornar em demasia mas em tudo o resto é fortíssimo. Tomada de decisão, qualidade em progressão, técnica, drible. É muito mais jogador do que Nani. E falamos em top3 exactamente para falar sobre o extremo do Manchester United.

O que faz actualmente para justificar o estatuto? Poucas são as vezes que vence uma situação de 1x1 ou cruza com qualidade. As decisões continuam a não estar ao nível do exigível e em termos físicos parece algo desgastado e longe da forma que o notabilizou. Quando oiço comentadores dizer que Varela já merecia o lugar de Nani na selecção, não referindo Danny, é indesculpável.

Mas há mais. Manuel Fernandes tem sempre lugar em qualquer selecção. Pelo que joga e faz jogar. Passou ao lado de uma carreira brilhante muito pelo feitio e más decisões que tomou, mas tem qualidade que sobre para jogar em muitos clubes da elite europeia. Estará a regularidade (nível médio/baixo) do Miguel Veloso acima do que poderia acrescentar o Manuel Fernandes ao futebol da equipa? Até como 6?

A questão do avançado. Postiga é o tipo de jogador que faz tudo bem menos marcar. Não vale a pena continuar a encontrar teorias e explicações para o seu insucesso na finalização. A verdade é que Nelson Oliveira está a fazer uma época muito boa e desapareceu das escolhas. Problemas, dizem alguns...

As internacionalizações de Licá e Josué são questionáveis. Razão pela qual perguntamos nunca foi Vítor chamado enquanto brilhava no Paços. É preciso atingir um certo estatuto para integrar as escolhas? É que o rendimento parece continuar a ser deixado de parte.

O nosso melhor 11 da selecção seria, hoje, este: Rui Patrício; Sílvio, Pepe, Bruno Alves e Coentrão; Manuel Fernandes, Moutinho e Meireles; Danny, Vieirinha e Ronaldo.

12 comentários:

  1. Concordo em absoluto com este post. É um crime não convocar Manuel Fernandes e Danny.

    ResponderEliminar
  2. Podes incluir o ruben amorim? Ou entao mm questionar o andre leao ou diogo figueiras para lateral. Mas tb questiono o neto, bruno alves foi dispensado do zenit para jogar o neto e este n joga na selecao. Bruma podera ser convocado?de resto concordo plenamente com dany e manuel fernandes?

    Coincidncia william car alho so ter sido convocado dp de assinar pelo jorge mendes..??

    ResponderEliminar
  3. falta qualidade a esta selecção, em todos os sectores. O Bruno Alves só lá está pelo corpanzil, o João Pereira para fazer cruzamentos com os olhos no chão, e o Raúl Meireles para não sei bem o quê. No ataque cada vez que vejo o Hugo Almeida com a camisola da selecção pergunto-me porque é que o Bento não me convoca antes de mim, tenho a certeza que tenho uma melhor recepção de bola.
    Do Varela e do Nani - no comments, a presença deles nas convocatórias é um mistério igual ao da origem do universo. O Nani cada ano que passa parecem 10 para o físico e menos 10 para a idade mental.
    E ainda há esse portento chamado Ruben Micael, que segundo o Tadeia "oferece outro tipo de soluções como o remate de meia distância". pior do que esta equipa, só antes de 1996.

    P.S. para além do Danny e do Manuel Fernandes ainda há outros que merecem lá estar com regularidade: o Ruben Amorim, o André Martins, bolas até o Eliseu.

    ResponderEliminar
  4. falta qualidade a esta selecção, em todos os sectores. O Bruno Alves só lá está pelo corpanzil, o João Pereira para fazer cruzamentos com os olhos no chão, e o Raúl Meireles para não sei bem o quê. No ataque cada vez que vejo o Hugo Almeida com a camisola da selecção pergunto-me porque é que o Bento não me convoca antes de mim, tenho a certeza que tenho uma melhor recepção de bola.
    Do Varela e do Nani - no comments, a presença deles nas convocatórias é um mistério igual ao da origem do universo. O Nani cada ano que passa parecem 10 para o físico e menos 10 para a idade mental.
    E ainda há esse portento chamado Ruben Micael, que segundo o Tadeia "oferece outro tipo de soluções como o remate de meia distância". pior do que esta equipa, só antes de 1996.

    P.S. para além do Danny e do Manuel Fernandes ainda há outros que merecem lá estar com regularidade: o Ruben Amorim, o André Martins, bolas até o Eliseu.

    ResponderEliminar
  5. mas o que mete mais dó, é como Portugal desvirtuou por completo o seu estilo de jogo. O melhor que fizemos foi com um futebol técnico e de posse, sem muita organização mas o carinho pela bola estava lá.
    Agora, na ânsia de potenciar ao máximo o Ronaldo, com a ajuda do Queiroz e a pobreza do Bento e com o conflito mourinho-guardiola explorado de forma bem infâme pela imprensa desportiva portuguesa, tudo acha natural que o jogo de Portugal contra qq equipa minimamente organizada seja retranca e contra-ataque rápido. Os próximos 10 anos vão ser bem complicados, se nos conseguirmos qualificar para os proxs. Euro e Mundial já será bem bom.

    ResponderEliminar
  6. Em relação a outros nomes.

    O Ruben Amorim tem qualidade para jogar na selecção, sobretudo se nela jogar o actual Ruben Micael. Já lá vai o tempo em que ainda acrescentava qualquer coisa de positivo às suas equipas. O problema do Amorim está na pouca utilização que tem no Benfica e a défice condição física.

    O André Martins continua a ser demasiado explorado para o meu gosto. Acho que é um bom jogador mas nada do que fazem dele. Mais forte e mais apto para a selecção seria ainda assim o Adrien.

    O Raul Meireles é um jogador que percebe o jogo, joga bem em todos os momentos e tem uma meia distância que pode sempre explorar.

    Quanto à forma de jogar de Portugal... o que custa mesmo é não haver uma linha orientadora e um modelo base. Vamos mudando conforme mudam as pessoas. E assim torna-se muito difícil.

    Os próximos anos serão muito difíceis.

    ResponderEliminar
  7. Patrício,
    Sílvio, Pepe, Ilori, Coentrão,
    A.Martins (6)
    Moutinho (Int)
    Fernandes (Int)
    Josué (10)

    Ronaldo
    Postiga

    No esquema do Bento

    Patricio, Pepe, Ilori, Coentrão, Sílvio
    A.Martins (6)
    Moutinho
    Fernandes

    Postiga
    Nani
    Ronaldo

    ResponderEliminar
  8. Baggio, o Ilori?!!

    Para mim continua a ser um jogador completamente mediano. É rápido e tem boa compleição mas de resto perde para o Paulo Oliveira em tudo. Marca mal e tem lapsos de concentração frequentes. Não gosto.

    ResponderEliminar
  9. Vejo coisas nele, com bola, que não vejo nos outros. Para mim isso faz a diferença.
    Opiniões :)

    ResponderEliminar
  10. Sim, e respeito.

    Mas as principais qualidades de um defesa-central têm de ser defensivas, embora no futebol actual as suas aptidões com bola sejam importantes, mas longe de serem fundamentais.

    Já agora, e por curiosidade, aquele miúdo que colocaste num clube de 1ª Liga, como está? Tem jogado?

    ResponderEliminar
  11. Tem jogado, nos juniores. Anda um bocado triste, mas vai ser forte e vai aguentar. Tem de perceber que os escalões profissionais são diferentes e que tem de ganhar o espaço pouco à pouco.
    Quanto às características dos defesas, acho que as aptidões com bola são tão fundamentais como as sem bola. Mas quando falo nisto estou a pensar de acordo com o meu modelo de jogo.

    ResponderEliminar