domingo, 3 de novembro de 2013

Os "outros": Melhor 11 da Liga



Chegados à jornada 9, é possível fazer já um primeiro balanço do campeonato português. Muitas têm sido as notas positivas, outras negativas, das equipas e jogadores até ao momento. Já vimos três treinadores cederem os seus lugares, outros a cimentar - e de que maneira - os seus, algumas surpresas, outras desilusões. Mas é de jogadores que vamos falar. Tirando os três grandes, que jogadores têm tido um rendimento acima da média em relação aos restantes? Este será o nosso onze, quando partimos para a jornada 10, dispondo os jogadores num 4x4x2, com treinador à altura.

Guarda-Redes: O Rio Ave é a equipa menos batida do campeonato. Conta para isso com um guarda-redes que não sendo surpresa para ninguém, vai cimentando o seu estatuto como um dos jogadores mais valiosos da prova. Falamos de Salin. O francês tem sido decisivo a evitar alguns dissabores aos vila condenses. Contudo, a nossa escolha, apesar de difícil, vai para Adriano Facchini. Falamos dele pela primeira vez aqui ainda estava ele na 2ª Divisão B. Forte entre os postes, líder de equipa, muito seguro também nas saídas e na forma como aborda situações de finalização. Tem presença e elegância. Já sabíamos da sua qualidade, mas tem reforçado o estatuto.

Defesa-Direito: Apesar de estar nivelada por baixo, esta posição específica tem mostrado um jogador a ter em conta em Vila do Conde. Lionn, um velho conhecido do futebol português, apesar de ter apenas 24 anos, atingiu a maturidade futebolística e vem-se destacando com bons desempenhos. Ágil, veloz, importante na forma como dá profundidade ao corredor e apoia o ataque, tem crescido também defensivamente e é uma das boas confirmações da prova.

Defesa-Esquerdo: A boa campanha dos gilistas na prova fá-los ter lugar de destaque em qualquer menção honrosa que se faça do campeonato. Luis Martins tem sido um dos seus maiores destaques. Está um jogador maduro, confiante e muito seguro de si. Fortíssimo nas bolas paradas e na meia distância, tem crescido sob o ponto de vista defensivo, continuando a oferecer qualidade no jogo ofensivo da sua equipa. Já leva 2 golos, e promete mais.

Defesa-Central: Aderllan Santos. Já o tinhamos referenciado na pré-época e está a assumir o destaque. Jogador de potencial elevado, já se destacou pelos dois golos que marcou e segurança que tem oferecido à equipa. Forte no desarme e na leitura dos lances, muito forte no jogo aéreo e na forma como sai com bola em progressão. Jogador para continuar a seguir, veremos se muito mais tempo em Braga.

Defesa-Central: Paulo Oliveira. Mantém o nível que nos habituou nos últimos anos. Jogador de qualidade, muito forte na marcação e na antecipação, tem de melhorar sob o ponto de vista da forma como sai com bola, mas tem margem para crescer. Mantém-se sempre  regular e certo em todos os aspectos de jogo.

Médio-Centro: Miguel Rosa. É o destaque habitual de um jogador que se assume como destaque ano após ano. Leva 3 golos, é a cara deste Belenenses e tem assumido papel de destaque em todos os jogos que realiza. Pela maturidade e irreverência, pela capacidade de finalização e de sair vencedor de situações de 1x1, vamos ver os números com que termina este campeonato.

Médio-Centro: Evandro. Uma das principais peças do Estoril. Jogador temível no último passe, boa leitura de jogo e tomada de decisão ao nível dos melhores. Tecnicamente também dotado e que aparece com facilidade em zonas de finalização. Parece ter encontrado a fase de rendimento do seu jogo e promete continuar o bom momento.

Médio-Direito: Avto. Já sabíamos da sua qualidade, falámos dele aqui, e está a confirmar as referências que demos dele quando estava na 2ª B. Jogador muito veloz, forte no 1x1, objectivo e muito intenso, promete continuar a dar que falar na equipa sensação da Liga.

Médio-Esquerdo: Marco Matias. Nunca fomos especialmente fãs do seu jogo, mas está este ano a atingir números interessantes. É a peça de maior destaque do ataque do Guimarães e os 3 golos que leva justificam o estatuto. Muito veloz, embora nem sempre com as melhores decisões, tem assumido o jogo e está num bom momento o que lhe dá confiança para continuar a crescer.

Avançado: Não é novidade, já na 2ª Liga o referenciámos aqui, e não desilude em nada. Jogador importante na zona de finalização, veloz, com uma facilidade de remate tremenda, tem ganho experiência e sabedoria no posicionamento para aparecer a finalizar. Jogador para outros voos, e veremos até onde chega este ano. Falamos claro de Luis Leal.

Avançado: Derley, do Marítimo. Numa má época dos insulares, o destaque vai inteirinho para o seu avançado. Jogador móvel, tecnicamente com qualidade, sabe movimentar-se e jogar também de costas para o golo. Contudo, é forte e letal na finalização, onde já leva 6 golos em 9 jogos. Se o volume ofensivo do Marítimo crescer, e a sua equipa melhorar, até onde chegará?

Treinador: João de Deus e Marco Silva são talvez os dois mais promissores treinadores da Liga. O prémio tem de ser dado a Marco Silva pelo que tem feito, mas vamos mais além, e damos a João de Deus. Já tinhamos perspectivado o sucesso aqui e damos ênfase ao que tem feito. Remodelação total do plantel, encontrou rapidamente uma grande adaptabilidade dos jogadores às suas ideias e os resultados falam por si. Perdeu apenas com Benfica e Porto, e o Gil para além da segurança e eficácia do seu jogo, joga um futebol de qualidade em muitos momentos do jogo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário