terça-feira, 20 de agosto de 2013

Descodificando Funes Mori


O Benfica anunciou hoje a contratação de Funes Mori ao River Plate para reforçar a sua equipa. O avançado argentino de 22 anos chega numa altura em que era criticado pelos adeptos do River, despertando a normal desconfiança em Portugal por quem não o conhece. O último jogo de Funes Mori ao serviço do River data do dia 17 de Junho quando a sua equipa saiu derrotada do campo do Lanús por 5-1. Nesse mesmo mês, no dia 3, jogou frente ao Argentino Juniors. E foi esse o jogo que fomos ver.

1ª Parte:

1' Sai em pressão ao portador da bola originando um mau passe e recuperação da posse.

2' Canto ofensivo, foge bem à marcação mas guarda-redes antecipa-se quando se preparava para finalizar.
6' Livre lateral ofensivo, foge à marcação e tem um bom cabeceamento, ainda distante da baliza, para defesa apertada do guarda-redes.
7' Transição ofensiva, entra em mobilidade no centro de jogo, recebe em rotação com o pé esquerdo, toca num colega e procura espaço para receber.

8' Disputa bola no ar, ganha e joga de cabeça para colega, entrando em ruptura, recebendo na frente, procurando nova tabela com o avançado que é interceptado.
10' Recebe, roda, toca num colega e desmarca-se entre-linhas para receber.
11' Lançamento, sai da posição, vem buscar jogo, recebe no peito, joga com colega e desmarca-se para receber.
11' Novo lançamento, recebe no peito, fixa defesa em protecção à bola e joga para colega procurando devolução que não acontece.
13' Recupera bola dentro do seu meio-campo, sai em transição rápida em progressão com bola, procura a tabela para ir receber nas costas do defesa, recebe, roda e joga no lado contrário originando uma situação de 3x2 favorável. O colega que recebeu perde a bola.
15' Alívio do defesa da sua equipa, bola difícil mas antecipa-se ao defesa, tocando a bola para um colega.
18' Baixa para receber, falha recepção mas colega fica com a posse.

19' Recebe sobre a esquerda, toca num colega e vai buscar na frente, adversário intercepta.
19' Lançamento estudado, recebe dentro da área depois de combinação com colega, muito pressionado remata por cima.

21' De costas procura rodar para passar mas acaba desarmado.
22' Recebe descaído pela esquerda dentro da área, trabalha sobre o defesa mas remata de pé esquerdo muito por cima.
22' Ganha bola de cabeça a meio-campo.
25' Toca e desmarca-se.
26' Sai da posição para arrastar defesa, lançando o seu colega o passe nas suas costas para avançado.
29' Recebe e combina com colega para saída em transição.
32' GR pontapeia bola, ganha nas alturas no meio de 2, criando situação para passe de ruptura interceptado.
37' Recebe bola na esquerda, alguma dificuldade na recepção junto à linha, fazendo passe para trás quando podia ter arriscado 1x1.
41' Passa para colega e desmarca-se.

2ª Parte:

50' Disputa bola no ar.
51' Perde bola mas recupera de seguida e passa para colega em apoio frontal.
52' Recebe no peito, combina com colega e vai buscar na frente, joga 1x1, faz o drible e sai para situação de finalização mas sofre falta.
57' Baixa no campo para receber, toca no colega e desmarca-se.
59' Começa a jogar como elemento mais fixo pelo corredor central.
60' Transição ofensiva do River, sobre a direita vem em ruptura, consegue ultrapassar o adversário mas é carregado.
66' Vem buscar jogo, recebe o passe e tenta jogar de primeira mas erra o passe.
73' Recebe bola dentro da área, num movimento de saída para ganhar espaço, roda sobre defesa, tenta o remate já em queda interceptado. Consegue a recuperação, fixa o defesa em progressão, toca no colega mais próximo que remata por cima.
76' Depois de canto defensivo, passe para fora da zona de pressão.
77' Cruzamento largo, ganha as costas do lateral, recebe de peito dentro da grande área e em excelente posição remata para grande defesa do guarda-redes do Argentinos. Era o 1-0.
94' Disputa bola no ar.

O Argentinos venceu por 2-0, com dois golos já para lá do minuto 80. Funes Mori teve nos pés o golo que colocaria a sua equipa em vantagem pouco tempo antes. Eclipsou-se do jogo a partir desse momento, muito por culpa de uma equipa do River desarticulada, sem dinâmica colectiva e com um futebol muito pouco pensado e objectivo.

Neste jogo em particular, a equipa então treinada por Ramón Diaz jogou em 4x3x3 com Funes Mori a ocupar o lado esquerdo do ataque, embora com liberdade de movimentos para procurar o jogo interior e dar um apoio mais directo ao avançado Luna. Teve 3 ou 4 situações de finalização que desperdiçou, mas só uma delas de flagrante golo, num River que pouco ou nada rematou à baliza para além do agora reforço do Benfica. Não tenho problema pois, em avaliá-lo como o melhor elemento ofensivo da equipa no jogo.

Numa análise mais global aos jogos observados de Funes Mori, sobretudo pelo River Plate, importa perceber que o contexto não era o melhor para si. Equipa desarticulada, sem um modelo atractivo e pouco jogo exterior, e sobretudo interior, a servir os avançados. Futebol directo, pouco pensado, muito na base da luta e de situações individuais.

A confiança do jogador. Ao longo do tempo foi sofrendo vários problemas com os adeptos e com a própria estrutura técnica e de desconfiança com as suas qualidades. Teve alguns falhanços comprometedores e acabou por deixar-se arrastar numa espiral negativa em seu redor. Contudo, e analisando globalmente as suas características:

Jogador dotado. Alto, possante, veloz, não tem medo de ir ao choque, disputa sempre bolas difíceis e sabe segurar a bola em protecção. É rápido, daí ter jogado alguns jogos fora do corredor central. Bom poder de impulsão.

Parece algo trapalhão, por vezes, sobretudo na recepção, mas tem qualidade em progressão. Sabe jogar, passa bem, tem técnica de remate, tem capacidade aérea, boa técnica de cabeceamento, trabalha bem os lances.

Percebe o jogo e tem uma cultura acima da média da restante equipa. Bom poder posicional, procura sempre boas opções, sabe jogar entre-linhas e em combinações directas (movimentação preferencial). Por vezes incompreendido pelos colegas em muitos lances.

Em termos psicológicos parece claramente condicionado em muitos momentos. Poucas vezes arrisca uma situação de 1x1 tendo qualidade para sair vencedor e em situações vantajosas, não tem muito tempo a bola nos pés, procura sempre uma opção próxima. Mas é inteligente ao fazê-lo, passa e procura receber em zonas que lhe permitam progredir.

No River, como nem sempre jogava como avançado posicional, andava longe da área, o que lhe retirava do seu habitat natural, embora demonstrasse qualidade a jogar numa posição mais recuada ou mais lateral. Finaliza bem de cabeça, tem qualidade de movimentação dentro da área, mas falta-lhe maior frieza e serenidade a finalizar, o que surge, muitas vezes, nos avançados, só a partir de uma certa idade, ou em outros casos, só através de confiança e de atingir determinado estatuto que o permita libertar e tranquilizar.

Fazendo o transfer para o Benfica, Funes Mori vem para jogar como elemento mais posicional ou no apoio a outro jogador mais fixo. Pode jogar pelo centro ou pela ala (mas sempre como avançado), até entre-linhas, acaba por ser um jogador completo em termos daquilo que é a margem que tem para ser potenciado em determinada função.

Tem qualidade, está longe de ser o jogador que os adeptos do River pintam dele, mas não se espere que seja o jogador para fazer esquecer um passado mais recente do Benfica de Óscar Cardozo. Pode ser uma opção válida e ainda me parece um produto totalmente inacabado de um jogador que ganhando tranquilidade, estatuto e serenidade em muitas das suas decisões, poder constituir uma boa surpresa (face às expectativas) de um Benfica que não está, neste momento, numa fase positiva para dar confiança a este tipo de atletas.

4 comentários:

  1. Alguém que viu o mesmo que eu.

    ResponderEliminar
  2. Eu lembro-me dele no começo, e gostei muito de ler o que o André escreveu, porque o Funes é um belíssimo jogador.
    Apanhou o River num momento muito complicado, e por isso, foi contagiado...tal como os colegas.
    Se ele se conseguir esquecer dos momentos maus que passou, tem tudo para se tornar novamente naquilo que prometia: um craque argentino. Mas atenção, não o vejo nem nunca o vi como goleador.

    Abraço

    Manuel Camões

    ResponderEliminar
  3. Manuel,

    Eu tenho uma opinião particular em relação aos avançados "goleadores". Muitos demoram a atingir o auge porque ainda não têm a maturidade/segurança suficiente para se tornarem letais ou frios na hora de finalizar. Muitas vezes só com a idade começam a atingir certo tipo de patamares que lhes permitam essa mesma segurança. Outro factor é a confiança e o atingir um determinado estatuto que lhe dê confiança e bagagem para o erro. Muitos destes jovens não estão preparados para isso. E ver um histórico como o River entregue à responsabilidade de um miúdo com 20/21 anos como tinha na altura em que o clube desce de divisão...não é fácil para ninguém.

    Um abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  4. Para Mori pode ter sido positiva a permanência do Cardozo, vai ter tempo para se adaptar e de entrar quando tiver mais maduro.
    De qualquer modo, também será importante que Cardoso saia em Janeiro ou no fim da época se não Mori não terá espaço e será mais um Kardec, que brilha no Palmeiras e não teve espaço no Benfica.

    ResponderEliminar